PL das Fake News: a redução de notícias que Google pode usar no Brasil

PL das Fake News: a redução de notícias que Google pode usar no Brasil
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O projeto de lei das Fake News, que entre outras coisas quer implementar regras e cobranças para redes sociais e sites de busca, tem causado polêmica. E não só no Brasil.

No Canadá, por exemplo, um projeto parecido gerou uma resposta inesperada do Google, irritando o governo e mostrando como as chamadas big techs podem manobrar suas plataformas e gerar um resultado completamente diferente do desejado pelos governos.

Lá, o governo do premiê Justin Trudeau criou um projeto de lei que previa dar aos veículos de imprensa do país uma remuneração toda vez que alguém clicasse em algum link jornalístico indicado em um buscador, como o Google, ou em redes sociais – algo que também está previsto no projeto brasileiro.

Mas, após a aprovação pela Câmara dos Deputados canadense, o que aconteceu na internet canadense foi exatamente o oposto do que legisladores e o governo Trudeau esperavam.

Embora o texto legislativo ainda dependa de chancela do Senado para entrar em vigor, o Google se antecipou e implementou por cinco semanas um teste que limitou o acesso a notícias online de 3,3% dos usuários do buscador da big tech no Canadá.

Na prática, o conteúdo jornalístico desapareceu dos resultados de busca de mais de um milhão de pessoas no país ao longo desse período. A revelação deste teste, no fim de fevereiro, enfureceu Trudeau e levantou a questão sobre se, forçadas a pagar por conteúdos que recomendam, as big techs poderiam simplesmente deixar de linká-las ou apresentá-las nas páginas dos usuários.

Neste vídeo, nossa correspondente em Washington, Mariana Sanches, explica essa história e por que os impactos dessa queda de braço entre governos e big techs ainda é tão incerto.

Assista e confira.

BBC NEWS BRASIL


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