Após inúmeras denúncias sobre um suposto caso de racismo praticado contra estudantes haitianos no Restaurante Universitário (R.U) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a direção emitiu nota de repúdio contra o crime, que teria ocorrido na segunda-feira (17). Departamento de História também reprovou a conduta.
Conforme relato dos estudantes, uma estudante ofereceu resto de ossos há um grupo de estudantes do Haiti enquanto terminavam a refeição. Até o momento a reiotoria da UFMT não se manifestou sobre o caso e a estudante acusada também não foi identificada.
Leia também – pai é preso por amarrar e queimar criança com talher quente em sessões de tortura
Conforme relato publicado na da página do Instagram do Departamento de História, um grupo almoçava e conversa no idioma de origem..
Uma jovem que havia feito sua refeição no R.U., levantou de onde estava e perguntou se eles queriam “comer os restos de frango que sobraram de seu prato”.
Os estudantes afirmam que entraram na universidade por mérito e que concorreram às vagas na instituição com pessoas de todos os países da América que optam ingressar na UFMT.
Em nota, o R.U. destacou que “a universidade pública é um espaço plural de produção de conhecimento e formação de cidadãos críticos e conscientes de si e da sociedade em sua volta. Situações como estas não serão toleradas na UFMT”.
Até a publicação, a reitoria da UFMT não havia se manifestado.
Fonte: gazetadigital.com.br