Presidente do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso, deputado Valdir Barranco (PT), ironizou a possibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) concorrer o Senado por Mato Grosso.
Leia também – Pivetta diz que MT não pode ser ‘trampolim político’ para Bolsonaro
Em entrevista à imprensa, o petista afirmou que dificilmente o ex-chefe do Planalto conseguirá chegar às próximas eleições com seus direitos políticos para encabeçar qualquer tipo de disputa.
“Pode até ter, mas, dificilmente Bolsonaro não ficará inelegível. O que ele faz para o Brasil, os atentados antidemocráticos, o estimulo que fez aos seus seguidores foi algo muito grave. Instigar a população contra os poderes é algo muito grave e dificilmente ele escapará da inelegibilidade. Mas, se escapar, tem tempo para se definir”, disse.
Conforme noticiou o GD, a articulação foi exposta pela coluna Painel, da Folha S. Paulo após Bolsonaro afirmar a aliados que pode disputar o Senado Federal por Mato Grosso nas próximas eleições. A estratégia de lançar uma candidatura pelo Estado se dá principalmente por seu forte Capital político entre os mato-grossenses, que são considerados amplamente bolsonaristas.
Contudo, o projeto político só poderá ser colocado em marcha caso Bolsonaro chegue a 2026 sem perder seus direitos políticos. Isso porque, atualmente, 16 ações de investigação podem torná-lo inelegível.
Fonte: gazetadigital.com.br