A partida entre Palmeiras e Cerro Porteño, nesta quinta-feira, irá adicionar mais um capítulo à história entre o clube alviverde e o Morumbi. O Verdão vai utilizar o estádio para o confronto válido pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores de 2023.
Como o Allianz Parque será sede de um festival de rock nesta semana, em São Paulo, seu uso para o duelo da competição continental fica impossibilitado — assim sendo, o acordo existente entre os vizinhos da Barra Funda entra em ação e o clube palestrino volta a jogar no Morumbi.
A última vez em que o Verdão exerceu seu direito de mandante no estádio do rival para um jogo de Libertadores foi em 2000 — 23 anos atrás, pois —, logo em uma ocasião de gala: a grande final da disputa internacional daquele ano, contra o Boca Juniors.
Após empate por 2 a 2 na ida, na Argentina, Palmeiras e Boca Juniors fizeram a grande decisão no Morumbi. Ao fim do tempo regulamentar, nova igualdade: dessa vez, sem gols marcados. Com isso, a final foi para a decisão por pênaltis.
Nas penalidades máximas, a equipe argentina teve 100% de aproveitamento nas cobranças — enquanto o clube alviverde viu Asprilla e Roque Júnior desperdiçarem suas respectivas batidas. Resultado: título para o Boca e fim do sonho do bicampeonato palestrino.
No início de fevereiro deste ano, o Palmeiras utilizou o estádio do São Paulo para mandar o clássico contra o Santos, pela sexta rodada do Paulista. Na ocasião, o time de Abel Ferreira bateu o Peixe por 3 a 1. Depois disso, os clubes emitiram, de forma conjunta, uma nota avaliando a parceria como positiva.
Logo após, o clube alviverde retribuiu o favor e permitiu que o Tricolor mandasse a partida de quartas de final do Campeonato Paulista, contra o Água Santa, no Allianz Parque.
Fonte: www.gazetaesportiva.com