MT: ELEIÇÕES CUIABÁ 2024: Disputa a prefeito de Cuiabá caminha para acirramento histórico com nomes fortes na disputa

MT:  ELEIÇÕES CUIABÁ 2024:    Disputa a prefeito de Cuiabá caminha para acirramento histórico com nomes fortes na disputa
Compartilhar

A eleição para prefeito de Cuiabá nas eleições de 2024 já começa a movimentar o cenário político

A disputa caminha para ser uma das mais difíceis da história recente por conta dos nomes de peso e prestígio envolvidos na empreitada.

São cotados para a disputa o atual viceprefeito de Cuiabá e secretário de Obras e Serviços Públicos, José Roberto Stopa (PV), nome sempre lembrado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

Vale lembrar que o PV deverá se manter aliado com o PT e o PCdoB por conta da federação firmada nas eleições de 2022 em apoio à candidatura do atual presidente da República, o petista Luiz Inácio Lula da Silva. Por conta disso, Stopa pode vir a ter uma disputa interna com o deputado estadual Lúdio Cabral, principal nome do PT em Mato Grosso. Reeleito para o segundo mandato com 47.533 votos, Lúdio Cabral foi o candidato a Assembleia Legislativa campeão de votos nas eleições de 2022 em Cuiabá. Na ocasião, o petista recebeu 22.356 mil votos.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

A votação para o segundo mandato mostra que o deputado do PT está em plena ascensão política. Em 2018, foi eleito com 22.701 mil votos. Ou seja, na reeleição mais do que dobrou a quantia de votos, assumindo assim protagonismo para a disputa a prefeito de Cuiabá nas eleições de 2024.

Nos bastidores, se comenta que dificuldades financeiras podem inviabilizar uma candidatura do PT ao Palácio Alencastro. No entanto, o tema já teria sido levado à direção nacional do PT para encontrar uma solução.

Outro nome que surge com força na disputa é do atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho. Com base forte nas lideranças comunitárias e alcançado 16.778 votos em Cuiabá na eleição de 2022, o parlamentar tem trabalhado firme para convencer o União Brasil a lançá-lo na disputa.

Por outro lado, o partido que tem o governador Mauro Mendes como principal liderança política também trabalha a pré-candidatura do deputado federal Fábio Garcia. Campeão de votos na disputa pela Câmara dos Deputados em Mato Grosso com 98.704 votos, Fábio Garcia tem a simpatia do governador e de parcela do empresariado, devido às articulações já iniciadas pelo seu pai, o empresário Robério Garcia, o “Berinho”. O União Brasil ainda tem como opções para a disputa a Superintendente do Procon, Gisela Simona, e o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Outro nome que timidamente começa a ser projetado nos bastidores é do deputado estadual Wilson Santos (PSD). Eleito prefeito de Cuiabá em duas ocasiões, o “Galinho”, como é conhecido, já disputou quatro das últimas seis eleições para Prefeitura de Cuiabá. O partido já começa a encará-lo como uma alternativa diante do bom conhecimento que tem da cidade e das políticas públicas que poderão ser adotadas para o futuro, principalmente em educação, da qual o deputado Wilson Santos transformou como bandeira nos últimos anos, relacionada à inclusão de autistas e dislexos.

Derrotado na última eleição a prefeito, e conhecido pela fama de fiscalizador e alto índice de audiência nas redes sociais, o ex-vereador e atual deputado federal Abílio Brunini (PL) também desponta como provável candidato. Trata-se do deputado federal eleito com a segunda votação mais expressiva em 2022 somando 87.072 mil votos. Na última eleição para prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini chegou ao segundo turno e somou 48,85% dos votos válidos com 129.777 mil votos.

Fonte:  copopular.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %