A aula inaugural faz parte da semana pedagógica e visa preparar o orientar professores, diretores e coordenadores sobre o planejamento e ações a serem desenvolvidas nas escolas
Iniciando as atividades do ano letivo de 2022, a Secretaria Estadual de Educação realizou, nesta sexta-feira (04.02), a aula inaugural com a participação dos profissionais da educação que atuam em várias regiões do Estado. A programação foi realizada de forma presencial no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, e também transmitida ao vivo por live no canal da Seduc no Youtube.
A aula inaugural faz parte da semana pedagógica e visa preparar e orientar professores, diretores e coordenadores sobre o planejamento e ações a serem desenvolvidas nas escolas. As aulas da rede estadual começam na próxima segunda-feira (07.02), no formato 100% presencial e seguindo todos os protocolos de biossegurança.
“Iniciamos oficialmente o ano letivo e estamos muito felizes com tudo o que preparamos. Quero parabenizar a todos os profissionais envolvidos e todo o cuidado que estão tendo na preparação do ambiente escolar, para que os nossos estudantes sejam bem acolhidos e sintam cada vez mais seguros e estimulados a permanecerem nas salas de aula. As escolas não estão sozinhas neste processo, e tudo o que precisarem, estaremos prontos para atender”, salientou o secretário estadual de Educação, Alan Porto.
Este ano, os estudantes contarão com inúmeros investimentos na parte pedagógica que englobam a entrega das apostilas do Sistema Estruturado de Ensino, inserção da disciplina de língua inglesa para alunos a partir do 1º ano do ensino fundamental, materiais complementares que trabalham a consciência fonológica, educação financeira e socioemocional. Terá também a entrega do kit escolar composto por 20 itens e uniforme completo para todos os matriculados no ensino fundamental e ensino médio.
“O retorno às aulas, diante do cenário ainda de pandemia, é um desafio importante. Estamos falando de um projeto muito inovador que é a implantação do sistema estruturado de ensino, que está relacionado ao que chamamos de uma gestão voltada à aprendizagem e conseguir criar na rede pública estadual a cultura de acompanhamento, e para que isso possa acontecer é fundamental o alinhamento entre a secretaria, as diretorias regionais de educação (DREs), as escolas e, especialmente, os professores que assumem esse compromisso com a aprendizagem”, destacou o diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV, José Henrique Paim Fernandes.
Professor da rede estadual, Gerson de Souza, falou sobre a expectativa para o início das aulas.
“A pandemia alterou rotas em diversos setores e na educação não foi diferente, mas seguimos firmes e conscientes da importância de fazer a mudança e contribuir com uma educação de qualidade para todos os estudantes do nosso estado”, disse o professor.
Também participaram da aula inaugural, o secretário adjunto executivo, Amauri Fernandes, a secretária adjunta de Gestão Educacional, Valdelice de Oliveira, a secretária adjunta de Gestão Regional, Alcimaria Ataide da Costa, o diretor de produtos da Dian e Silva, Paulo Henrique Santo Pedro, a gerente de vendas da Britânnica Digital Learn, Patrícia Paula, e o vice-presidente de produtos educacionais para América Latina da Pearson, Juliano Costa.
A programação da semana pedagógica termina nesta sexta-feira (04.02), com a realização de workshops, apresentação das coordenadorias de Superintendência de Diversidades (Sudi), Superintendência de Educação Básica (Sueb), e oficina para a produção e organização de roteiros de atividades.