Para o governador de Mato Grosso, críticas de líder estrangeiros estão relacionadas à competição no mercado externo de produtos agrícolas.
O governador Mauro Mendes (União) criticou o presidente da França, Emmanuel Macron, pelas críticas à agenda ambiental brasileira. Segundo o chefe do Executivo Estadual, o líder europeu ataca o Brasil por que teme o desenvolvimento da agricultura do país e a concorrência com os produtos agrícolas franceses.
“O Macron, quando fala do Brasil ele está querendo proteger a sua produção agrícola que é altamente ineficiente, que tem que receber grandes subsídios. Então, para não deixar o Brasil crescer e ele ter que aumentar mais o subsídio ainda, ele fica atacando o Brasil, atacando o meio ambiente. Então não dá para acreditar nessas conversas”, disse Mauro em entrevista para o canal AgroMais.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Emanuel Macron assumiu uma postura muito crítica à agenda ambiental do Brasil durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, especialmente após a crise com as queimadas no Pantanal e na Amazônia.
O líder europeu chegou a liderar um lobby para impedir a assinatura de um acordo entre o Mercosul e a União Europeia, por suposto descumprimento do Acordo do Clima de Paris, que estabeleceu metas de redução na produção de gás carbônico.
“Gente, pelo amor de Deus, é uma hipocrisia essa discussão que se faz no nosso país quando se usa o meio ambiente. Tem muita gente que usa a frente, a fachada do meio ambiente para proteger interesses econômicos que estão se escondendo por trás do meio ambiente”, disse Mauro Mendes.
Para o governador, é preciso mais comprometimento das autoridades nacionais para fazer frente às pressões vindas de outros países. “Nós precisamos de patriotas que saibam o que fazer, de brasileiros que tenham coragem de fazer e tomar as decisões corretas para o nosso país”, concluiu.
Fonte: reportermt.com