Foi a partir de uma exposição organizada em 2006 na Oca, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, que o paleontólogo Luiz Eduardo Anelli identificou um incômodo. “Poxa, porque a Argentina já descreveu 150 espécies de dinossauros e o Brasil só tem 23?”, perguntou à época.
Com esse questionamento, nasceu a ideia de escrever um livro sobre os grandes répteis do passado que viveram onde identificamos hoje o território brasileiro. Porém, passados alguns anos da primeira edição do texto, a obra já estava obsoleta.
“Nesses últimos 15 anos, o número de dinossauros identificados no Brasil se multiplicou e eu precisava fazer uma atualização”, conta o pesquisador, que também é diretor da Estação Ciência da Universidade de São Paulo (USP).
Surgiu, assim, o livro Novo Guia Completo dos Dinossauros do Brasil, lançado recentemente pela Editora da USP (Edusp) e pela Editora Peirópolis. Neste vídeo, nosso repórter André Biernath fala sobre sete espécies descritas no Brasil com características interessantes e curiosas, a partir de conversa com Anelli.
Assista e confira.
BBC NEWS BRASIL