MT: Crise e obras paradas ofuscam comemoração dos 304 anos de Cuiabá

MT:  Crise e obras paradas ofuscam comemoração dos 304 anos de Cuiabá
Compartilhar

 

Quase seis anos depois do anúncio do que seria um arrojado e sonhado pacote de obras ‘Cuiabá 300 anos’, o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) passará o aniversário dos 304 anos da Capital sem ter o que comemorar, além das incertezas que cercam sua gestão, como um possível novo afastamento do cargo.

Bem diferente do que se viu naquele agosto de 2017, quando anunciou 20 obras e projetos, o que incluiu a criação da Secretaria Extraordinária dos 300 Anos -Sec 300, a gestão se encontra acuada, com a intervenção estadual na saúde e a decisão que suspendeu o aumentou Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

Leia também – Cuiabanos lutam para Capital voltar a ser ‘Cidade Verde’

Manchada com inúmeras operações policiais desde nos últimos, a gestão Pinheiro vem colecionando derrotas em todas as suas disputas jurídicas, e políticas, como nas eleições do ano passado, quando a primeiradama da capital, Marcia Pinheiro (PV), disputou o governo do Estado, perdendo para o governador Mauro Mendes (União) em todos 141 municípios, incluindo Cuiabá.

Desde que lançou as obras e ações para os 300 anos de Cuiabá, a prefeitura vem patinando e chegou ao aniversário de 300 anos, em 2019, com nenhuma das obras iniciadas. A reestruturação do Mercado do Porto, do Mercado Municipal e Horto Florestal, a revitalização da Orla, o Mirante do Morro da Luz, o Bus Tour, Clube Dom Bosco, Cais do Porto, Contorno Leste não saíram do papel. Quatro anos depois, algumas ainda continuam em andamento como os Mercados do Porto e Municipal, Contorno Leste e o Cais do Porto.

Desde o lançamento do Pacote Cuiabá 300 anos, a prefeitura conseguiu executar os novos parques da Família e o da Sol Nascente, além de revitalizar dezenas de praças. Após os 300 anos, os 301, 302 e 303 anos não tiveram grandes comemorações também.

Em 2020 e 2021, as festividades foram quase suspensas por conta da pandemia da Covid-19. No ano passado, quando Cuiabá comemorara 303 anos, as festividades retornaram, com várias programações culturais. Porém, com poucas obras para entregar.

Já nestes 304 anos, a saúde sob intervenção, ainda se encontra em estado caótico, com filas para exames e cirurgias, falta de médicos, medicamentos e com pagamento de fornecedores em atraso. A cidade se encontra, além da demanda por asfalto, com muitos buracos.

E as inúmeras denúncias sobre possíveis escândalos de corrupção na gestão municipal, seguem sendo enviadas aos órgãos de controle. Programação A programação da prefeitura para este mês tem a previsão da entrega de parte da obra do Mercado do Porto e um trecho do Contorno Leste, asfalto e outros lançamentos de obras.

Fonte:  gazetadigital.com.br

 


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %