Uma das 3 crianças infectadas com meningite no Pronto-Socorro do Hospital Municipal de Várzea Grande recebeu alta médica na tarde desta quarta-feira (22), segundo informou o secretário de Saúde do município, Gonçalo Antunes de Barros.
Em entrevista ao GD, o gestor informou que os outros dois pacientes internados na unidade estão bem, fora da janela de transmissão e devem ser avaliados nesta quinta-feira (23), com possibilidade também de alta.
Leia também – Prefeito xinga e foge da imprensa durante visita à AL; vídeo
Segundo Gonçalo Barros, “neste momento, [a doença] não caracteriza surto ou epidemia”. “A evolução [dos pacientes] está sendo muito positiva. Atuamos junto com a vigilância, seguimos todos os protocolos e seguimos monitorando [as crianças]”, disse.
Ele explicou que as infecções podem ter acontecido por meio de uma bactéria, mas o diagnóstico preciso será apontado em exames. Amostras foram colhidas e encaminhadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen) para análise. O resultado deve ficar pronto no final desta semana.
Ainda conforme Gonçalo, os casos são de um bebê de 23 dias, um de dois meses e uma criança de 3 anos de idade. Os pacientes são de Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger e Jaciara. Duas infecções foram detectadas no sábado (18) e uma no domingo (19).
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), informou que foi notificada dos casos na segunda-feira (20). Disse ainda que a Vigilância Epidemiológica Estadual orientou as vigilâncias municipais dos respectivos municípios de origem dos pacientes para o monitoramento dos contatos e outras medidas preventivas.
Fonte: gazetadigital.com.br