MT: PRESTÍGIO REGIONAL: Emanuel Pinheiro é eleito vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos

MT:  PRESTÍGIO REGIONAL:   Emanuel Pinheiro é eleito vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos
Compartilhar

O chefe do executivo cuiabano foi eleito para representar a região centro-oeste na FNP e coordenar ações em defesa das pautas dos municipios junto ao Governo Federal

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, foi eleito terça-feira (14), como vice-presidente da região Centro-Oeste da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A posse da nova diretoria da entidade, eleita na 84a Reunião Geral, em Brasília/DF, contou com a participação do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, que ainda participou da última atividade da Plenária de prefeitas e prefeitos, com governantes locais de todas as regiões que irão compor a diretoria para o biênio 2023-2025.

“Fui eleito vice-presidente da região Centro-Oeste e atuarei capitaneando os esforços dos prefeitos da região em âmbito nacional. Aproveito a oportunidade para parabenizar aos colegas prefeitos que compõem a nova diretoria e agradecer pela confiança em mim depositada”, declarou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Na ocasião, o presidente reeleito da FNP, Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju/SE, entregou ao presidente Lula um documento com as principais demandas das cidades brasileiras. Entre os temas listados está a Reforma Tributária, uma das prioridades do governo federal na agenda econômica em 2023. “Somos a favor da reforma, mas sem penalizar os municípios com perda de poder e de recursos”, afirmou Nogueira na cerimônia.

Na carta entregue a Lula, a Frente defende uma reforma que “melhore o ambiente de negócios, promova justiça fiscal e garanta a autonomia municipal, assegurando capacidade financeira para honrar suas competências constitucionais”. E reforça: “Não podemos abrir mão das nossas já insuficientes receitas”.

Também consta como pautas prioritárias das médias e grandes cidades soluções e investimentos em mobilidade urbana, ações de promoção de redução de danos das mudanças climáticas e sustentabilidade urbana, além fortalecimento do SUS, investimentos educação e programas habitacionais para reduzir o déficit de moradia para as famílias mais carentes.

Ainda no encontro com o presidente Lula, os prefeitos reforçaram a necessidade do Governo Federal retomar com urgência os programas de obras estruturantes nas mais diversas áreas. “Há pelo menos 14 mil obras paralisadas em nossas cidades que demandam cooperação federativa para a retomada imediata, pois são estratégicas para dinamizar a economia, gerando emprego e renda e ofertando equipamentos públicos essenciais à população”, destacou a FNP no documento entregue ao presidente.

A plenária final da FNP também contou com a presença dos ministros da Casa Civil, Rui Costa; da Saúde, Nísia Andrade; Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Costa; das Cidades, Jader Costa; da secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo; da Secretaria de Relações Institucionais; Alexandre Padilha, presidente da Caixa, Rita Serrano; além de parlamentares e prefeitos de todos o país. Para o prefeito Emanuel Pinheiro, o encontro da FNP foi extremamente produtivo e demonstrou que o atual Governo da União tem um compromisso de ouvir e trabalhar em parceria com os municípios.

“Voltamos a ser ouvidos por Brasília. Isso é um alento e trás novas perspectivas para os municípios. Ficamos muito satisfeitos com a oportunidade expor ao presidente Lula e seus ministros as nossas demandas mais urgentes e estabelecer canais de entendimento com as áreas estratégicas do Governo Federal”, afirmou o prefeito de Cuiabá.

Fonte:  copopular.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %