O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, embarcou nesta segunda-feira (20), com destino a Pequim, na China. A previsão de chegada ao país asiático é na próxima quarta-feira (22).
Nesta semana, antes da chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país asiático, Fávaro participa de reuniões bilaterais com autoridades chinesas, seminários e encontros com representantes do setor produtivo. Para quinta-feira (23) está prevista participação na abertura do Cotton Industry Development Conference. Também estão agendadas reuniões com empresas e associações de fabricantes de fertilizantes e insumos agrícolas, além de evento para discutir a cooperação entre Brasil e China em agricultura sustentável e finanças verdes.
Também no dia 24 está previsto um seminário do setor de proteína animal, que irá reunir autoridades e empresários do setor do Brasil e da China, com a participação do Embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão, e do vice-presidente da Câmara Chinesa de Comércio para Importação e Exportação de alimentos, produtos naturais e subprodutos animais (CFNA China), Yu Lu.
Já na próxima segunda-feira (27), a equipe do Mapa participa de encontro multissetorial com a All China Federation of Supply and Marketing Cooperatives. Também haverá o Fórum China-Brasil de Desenvolvimento Sustentável, promovido pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais.
Missão Presidencial
A partir de terça-feira (28), Fávaro passa a integrar a comitiva presidencial que cumpre agenda oficial com as autoridades chinesas. Ao longo da visita do presidente Lula, haverá eventos empresariais, seminários e a assinatura de atos intergovernamentais.
A China é, desde 2009, o maior parceiro comercial do Brasil e uma das principais origens de investimentos em território brasileiro. Em 2022, a corrente de comércio atingiu recorde de US$ 150,5 bilhões.
Comitiva do agro
Além da equipe técnica do Mapa e outros parlamentares, fazem parte da comitiva brasileira à China mais de 100 empresários dos setores de carnes, algodão, insumos, celulose, grãos, sementes, entre outros. As despesas da viagem serão custeadas pelos próprios empresários.
“É uma comitiva importante, com empresários brasileiros das mais diversas áreas, para melhorar as nossas relações comerciais, tanto para vender mais para a China como para comprar produtos que sejam importantes para o Brasil, e com isso gerar oportunidades de empregos, desenvolvimento econômico e mais: retomar as boas relações fraternais com o povo chinês. Vamos preparar para a chegada do presidente Lula, que vem uma outra comitiva com ele, se agrega a nossa, e vamos trazer grandes notícias para o povo brasileiro”, disse Fávaro.
Informações à Imprensa
imprensa@agro.gov.br
Fonte: cenariomt.com.br