A final do Paulistão desta temporada será a 11ª primeira de Abel Ferreira pelo Verdão. Até então, ele e Felipão estavam empatados com dez decisões de campeonato. Comandante técnico da equipe desde 2020, o português marca outra vez o seu nome na história palmeirense.
Até aqui, o retrospecto de Abel Ferreira em finais pelo Palmeiras é positivo. Nas dez decisões que disputou com o treinador, o Verdão foi campeão em seis oportunidades (Libertadores 2020 e 2021, Recopa Sul-Americana 2022, Copa do Brasil 2020, Paulista 2022 e Supercopa do Brasil 2023). Por outro lado, acabou como vice em quatro torneios (Supercopa do Brasil 2021, Recopa Sul-Americana 2021, Paulista 2021 e Mundial 2021).
Além das sete conquistas em finais, Abel Ferreira dirigiu o Palmeiras no título brasileiro do ano passado, disputado em formato de pontos corridos. Assim, o treinador já coleciona sete taças, o que o coloca como o treinador estrangeiro com mais conquistas pelo clube, ao lado do uruguaio Ventura Cambon.
Entre todos os treinadores da história do clube, ele fica atrás apenas de Oswaldo Brandão e Vanderlei Luxemburgo, que têm dez e oito títulos pelo Palmeiras, respectivamente. A oportunidade de diminuir esta diferença será justamente na decisão do Paulistão.
Com a data Fifa no próximo final de semana, as finais do estadual estão previstas para serem disputadas nos dias 2 e 9 de abril. O adversário do Verdão será definido nesta segunda-feira, com o confronto entre Água Santa e Red Bull Bragantino, na Vila Belmiro, a partir das 21 horas (de Brasília).
O PORTUGA É O MAIORAL! 🔝🇵🇹#FutebolPaulista #PaulistãoSicredi pic.twitter.com/1EWwLOnooC
— Paulistão (@Paulistao) March 20, 2023
Fonte: www.gazetaesportiva.com