MT: CUIABÁ: Força-tarefa é montada para reativar leitos parados enquanto 70 mil aguardam cirurgias

MT:  CUIABÁ:   Força-tarefa é montada para reativar leitos parados enquanto 70 mil aguardam cirurgias
Compartilhar

Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) estabeleceu que a realização dos procedimentos seja retomada até o dia 10 de abril

Força-tarefa é montada para reativar leitos parados enquanto 70 mil aguardam cirurgias
Um levantamento preliminar aponta que mais de 70 mil pessoas estão na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) por uma cirurgia em Mato Grosso. Diante de um número tão elevado, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) estabeleceu, durante reunião com o Gabinete de Intervenção na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que a realização dos procedimentos seja retomada até o dia 10 de abril.
A data foi definida entre representantes da Comissão Especial criada pelo órgão para acompanhar os trabalhos do Gabinete e a interventora, Daniele Bertucini, nesta última sexta-feira (17). A informação é de que uma força-tarefa trabalha para reativar leitos parados no Hospital e Pronto Socorro da Capital (HPSMC).
Segundo informações do TCE, o dado foi repassado pela interventora, o que resultou em sua priorização pelos membros da Comissão, sob a coordenação do conselheiro Sérgio Ricardo.
Na ocasião, foram apresentadas as diretrizes que nortearão a atuação do órgão junto à intervenção, estabelecidas em seis eixos: funcionamento do HPMC e das unidades de pronto atendimento (Upas); Central de Regulação: demanda reprimida por cirurgias emergenciais e eletivas; recursos humanos: quantitativo de profissionais da saúde; assistência farmacêutica: gestão de medicamentos; e levantamento de informações financeiras: passivo ou fornecedores.
Conforme decisão do desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Orlando de Almeida Perri, o TCE-MT deverá acompanhar todos os atos da intervenção, prestando à interventora o auxílio e as orientações necessárias para o restabelecimento dos serviços de saúde na Capital.
FORÇA-TAREFA – Na quinta-feira (16), a equipe técnica do Gabinete de Intervenção identificou leitos parados por falta do equipamento durante vistoria Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, que tem 246 leitos e apenas 76 pacientes internados, enquanto há uma fila de espera para internação.
A garantia é de que uma força-tarefa trabalha para reativar leitos no HPSMC, emprestando bombas de infusão para atender a UTI pediátrica da unidade. Quatro leitos já foram reabertos na noite desta sexta-feira (17).
Os equipamentos foram trazidos para a Capital por uma equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). Também foram emprestadas 20 bombas do Hospital Metropolitano de Várzea Grande e 15 do Hospital Regional de Alta Floresta. Outros 19 leitos que estavam vagos no HPSMC também estão sendo ocupados.
Fonte:diariodecuiaba.com.br

Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %