Vídeos; moradores de área de ocupação denunciam ação truculenta da PM

Vídeos; moradores de área de ocupação denunciam ação truculenta da PM
Compartilhar

Moradores de uma área de ocupação que fica localizada na região das Chácaras São João, próximo ao Contorno Leste, em Cuiabá, afirmaram terem sido vítimas de uma ação truculenta de policiais militares da Rotam e Força Tática na manhã desta terça-feira (14).

Segundo relato dos próprios moradores, os agentes chegaram ao local atirando com balas de borracha e utilizando spray de pimenta contra as pessoas, inclusive crianças e idosos.

Procurada, a assessoria da Polícia Militar disse que os agentes apuravam uma ocorrência de degradação ambiental, mas houve uma confusão e algumas pessoas foram conduzidas à Central de Flagrantes.

Uma das gravações mostra um rapaz com um ferimento na costela. Segundo é narrado no vídeo, a lesão foi provocada por um disparo de bala de borracha. Em outra filmagem, um homem afirma que as câmeras acopladas a uma viatura da Rotam foram “tampadas com fitas”.

Em outro vídeo, um senhor aparece encurralado contra uma cerca e leva pelo menos dois chutes de um policial. Uma mulher tenta se aproximar, mas é afastada por um agente.

Ao GD, uma moradora do local que não quis se identificar disse que os moradores passaram a acompanhar uma das viaturas que levaram algumas pessoas presas, dentre essas o próprio marido dela, e que a polícia “não gostou e começou a atirar”. “A gente nem sabe. Chegou e foi prendendo as pessoas e dando tiro”, disse.

Outra idosa, que mora em uma região próxima ao local, contou que presenciou a ação dos militares e disse que bastante gente havia sido presa. “Estavam morrendo de medo. Criança gritando, os meninos gritando”, revelou.

Conforme boletim de ocorrência da PM, a equipe do batalhão ambiental se deslocou até o local “em atendimento de uma solicitação do processo administrativo referente aos crimes ambientais praticados pelos invasores”.

Ainda no registro foi relatado que os policiais tiraram fotos do local e áreas danificadas. Em seguida, de acordo com o boletim, algumas das pessoas começaram a se exaltar e partir para cima da equipe policial tentando impedir que fosse dada continuidade a fiscalização.

A polícia diz que abordou alguns dos suspeitos e encontrou uma porção de substância análoga a maconha e uma ponta de cigarro análoga a maconha. Também foi localizado uma moto com chassi danificado. Um homem se apresentou como dono da motocicleta, afirma o boletim da PM.

Em continuidade, a PM diz que solicitou reforço da Rotam, Força Tática e outras viaturas em virtude do número de pessoas.

“As equipes, ao tentarem sair do local, foram impedidas pelos invasores que obstruíram a passagem da equipe, que os invasores utilizavam-se de pedaços de pau e galhos para obstruir e agredir os policiais”, aponta.

Outro trecho da ocorrência diz que alguns dos suspeitos arremessaram pedras em direção da equipe vindo a danificar o protetor da janela traseira de veículo, e que por isso foi “necessário o uso da força moderada e disparos de munição anti motim (elastômero) e espargidor para cessar e conter a injusta agressão”.

Diante disso, 8 pessoas foram encaminhadas para a Central de Flagrantes, informou a polícia.

 

 

 

 

Fonte: www.gazetadigital.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %