Alunos das redes públicas municipal, estadual e federal, bem como da rede privada do município serão contemplados com o passe livre
Um antigo sonho dos estudantes várzea-grandenses se tornou realidade, graças ao empenho do prefeito Kalil Baracat, que não mediu esforços para a implantação do passe livre estudantil.
“Embora muitos não acreditassem nesse feito, nós estamos realizando o sonho de conceder o passe livre aos estudantes da cidade de Várzea Grande. Me sinto envaidecido por ter somado esforços e empreendido ações para que este benefício que atende diretamente aos alunos e indiretamente a renda de milhares de famílias de nossa querida Várzea Grande. Agora é realidade! Atender aos que mais precisam e resgatar um compromisso de campanha demonstra nosso compromisso com a cidade e com sua gente”, afirmou o prefeito, ao implementar 100% de gratuidade para os alunos das redes públicas municipal, estadual e federal, bem como da Rede Privada.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Os estudantes que ainda não fizeram o cadastramento devem procurar as unidades de atendimento da Associação Mato-grossense dos Transportes Urbanos (MTU). No mês passado, a Prefeitura de Várzea Grande e a MTU promoveram um grande mutirão de cadastramento no Ginásio Fiotão. Quem perdeu as datas dos atendimentos, deve procurar as sedes da MTU em Várzea Grande, dentro do Terminal André Maggi, ou em Cuiabá, na rua Joaquim Murtinho, cumprir as exigências legais e acessar o benefício.
Na semana passada, Kalil fez a entrega simbólica de cartões de transporte que vão permitir a gratuidade da passagem em coletivos para estudantes que moram e estudam na cidade, mas o gestor fez um alerta, ou seja, o benefício concedido com recursos públicos só terá validade caso os estudantes tenham regularidade na frequência escolar, entre outras exigências legais. “Consolidamos o cumprimento de mais um compromisso de campanha, que era a implantação do passe livre aos alunos várzea-grandenses”, frisou.
O decreto estabelecido por Kalil aponta que os estudantes de todos os níveis, como municipal, estadual e federal, quanto privada, terão acesso ao passe livre no transporte de ônibus, desde que a unidade de ensino no qual o aluno está matriculado esteja no município, assim como o aluno deve residir em Várzea Grande. A expectativa é que aproximadamente 12 mil estudantes sejam beneficiados.
Quem não tem direito ao passe livre são estudantes proprietários de veículo, como carro e motocicleta, e quem tem renda familiar superior a 10 salários-mínimos; quem reside a menos de 2 km da unidade de ensino ou quem já sofreu alguma punição administrativa ou judicial.
“É uma conquista que representa não apenas um incentivo {e garantia de direito} à Educação e qualificação da população, mas também um alívio nas contas de casa. Estamos flexibilizando ao máximo a oferta desse benefício que é um direito. Foi um compromisso que assumi e uma vontade que minha avó, a professora Sarita Baracat e meu pai, Nico Baracat, que sempre defenderam, enquanto professores, as necessidades dos alunos”, afirma o prefeito Kalil Baracat.
A meta de Várzea Grande é que 12 mil alunos da rede pública municipal de ensino sejam beneficiados. Com o passe livre, todos os alunos matriculados no sistema MTU desfrutam de transporte gratuito de casa para a escola e vice-versa.
“Sabemos o quanto o custo da passagem de ônibus pesa no orçamento das famílias. O passe livre é uma conquista que derivou de um esforço mútuo dentro do Executivo, quanto do Legislativo Municipal”, declarou Kalil.
Os estudantes enaltecem a iniciativa do prefeito, destacando principalmente a economia nas despesas de casa. “Parece pouco, mas vai ajudar bastante na economia lá em casa. Somos três irmãos estudantes, e tínhamos que pegar ônibus diariamente. Agora, com o passe livre, tudo ficou mais fácil”, afirma o estudante Miguel Carlos, da escola Adalgisa de Barros. Outra estudante que agradece o prefeito é Carla Silva, da escola Ana Rosa da Silva. “Só temos que agradecer o prefeito Kalil. Faz tempo lutamos pelo passe livre, e hoje já é uma realidade”.
PARA O CADASTRO DURANTE O MUTIRÃO SERÁ NECESSÁRIO:
– Documento de identificação do beneficiário e do responsável;
– Comprovante de residência em Várzea Grande, no nome do beneficiário ou de seu responsável;
Sonte: copopular.com.br
– Atestado ou comprovante de Matrícula Escolar;
– Os estudantes menores de 18 anos devem ser acompanhados dos responsáveis, pois durante a realização do cadastro também será necessário preencher e assinar quatro declarações:
– Declaração de estar matriculado em estabelecimento de ensino localizado, pelo caminho mais curto, com no mínimo 2.000 metros da residência;
– Declaração de possuir renda familiar inferior a 10 salários mínimos;
– Declaração do beneficiário não ser proprietário de veículo automotor; e
– Declaração do beneficiário não ter sofrido punição administrativa ou judicial que impeça a concessão de benefício público.