A Semana Escolar de Combate à Violência Contra Mulher prosseguiu, nesta quinta-feira (9), na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Senador Darcy Ribeiro, no Bairro Jardim Industriário I, na Regional Sul, com a presença do vice-prefeito e secretário Municipal de Obras, José Roberto Stopa. Instituída pela Lei 14.164/2021, de autoria do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho, a iniciativa tem como objetivo integrar a comunidade na implementação de estratégias para o enfrentamento das várias formas de violência.
“Essa é uma semana especial de dedicação e homenagens às mulheres, verdadeiras protagonistas de nossa sociedade. É preciso dialogar desde de cedo e constantemente sobre a importância do combate à violência contra mulher, levando o tema para dentro das unidades de ensino também, ampliando a conscientização sobre essa prática que vem fazendo vítimas diariamente, destruindo famílias. A nossa gestão é uma das grandes defensoras dos direitos das mulheres e repudia todo e qualquer tipo de violação. Vamos continuar trazendo à tona os debates, promovendo iniciativas coletivas, levando informações ao conhecimento de todos, pois, a união e soma de esforços são fundamentais para esse enfrentamento de toda e qualquer tipo de violência”, disse o vice-prefeito e secretário de Obras, José Roberto Stopa.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Aberta no último dia 7 de março na EMEB Henrique da Silva Prado, com a participação de estudantes do Centro Educacional Infantil Cuiabano (CEIC) Lucila Fortes e Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cel. José Meireles, a iniciativa é uma parceria das Secretarias Municipais de Educação e da Mulher, realizada por meio do Projeto Mãos Amigas-Fazendo Escola. A ação envolve cerca de dois mil e quinhentos profissionais da Educação, quatro mil estudantes na faixa etária de 6 a 15 anos e a comunidade.
Além de instituir a Semana de Combate à Violência Contra a Mulher, a Lei nº 14.164/2021, alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) para incluir conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica, como temas transversais.
Nas unidades educacionais que representam as quatro Regionais da Capital, são realizadas atividades visando difundir conhecimento e informações sobre a Lei Maria da Penha e os mecanismos de assistência e denúncia contra a violência.
As atividades da Semana de Combate à Violência Contra a Muher serão realizadas nesta sexta-feira (10), às 8h30, na EMEB Prof. Francisval de Brito, no Bairro Coophamil, na Regional Oeste.
Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher – Projeto Mãos Amigas
Data: 7 a 10/03/2023
Dia: 10/03/2023
Hora: 8h30
Local: EMEB Prof. Francisval de Brito
Rua João Paulo dos Santos, bairro Coophamil
Fonte: copopular.com.br