As reclamações a respeito do transporte coletivo de Várzea Grande tem sido uma constante nas últimas semanas, com denúncias de veículos superlotados, atrasos nos horários, frotas sucateadas e até falta de coletivos frente à demanda da população.
Atualmente, os usuários que utilizam o transporte intermunicipal entre Várzea Grande e Cuiabá pagam R$ 4,95 no valor da passagem. Lupita Amorim, 24, moradora do bairro Vila Pirinéu, contou ao GD que uma viagem ao trabalho, entre as duas cidades, dura cerca de duas horas.
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“As pessoas estão chegando atrasadas no trabalho, se machucando na entrada no ônibus e esse descaso com a população precisa tomar uma repercussão pra vermos se melhoram algo e enviem mais ônibus”, disse.
Além de Lupita, recebemos no contato do WhatsApp da redação do GD reclamações como da aluna Maria Dalva de Souza, estudante do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Várzea Grande.
Segundo ela, os veículos sempre passam fora de horas e com mais pessoas que a quantidade máxima permitida.
“Todos os dias chego atrasada devido a linha 951 nunca passar no horário e também vai lotado. Como o ônibus tem somente uma porta de entrada, as pessoas acabam se machucando ao entrar, pois ninguém faz uma fila. É um empurra, empurra [sic].Todos querem entrar ao mesmo tempo para não ficar para trás”, disse.
Outra leitora do portal relatou que os veículos são velhos, sem ar-condicionado e que ela precisa sair com muita antecedência de casa para não perder o horário de entrada no emprego.
“Ônibus muito velho, lotados e que demoram mais de hora para chegar no ponto. Para chegar no meu trabalho, preciso sair com 3 horas de antecedência, porque não tem como saber se o ônibus da linha 951 vai passar no horário certo ou não”.
Outro descaso comumente relatado pelos estudantes da região metropolitana de Cuiabá era a respeito da implantação do passe livre, que já havia sido aprovado, mas nunca colocado em prática. Somente neste ano, o prefeito Kalil Baracat (MDB) implantou a gratuidade para os estudantes utilizarem o transporte público.
Outro lado
A reportagem entrou em contato com a Associação Mato-grossense de Transportadores Urbanos (MTU) e foi informada de que providências estão sendo tomadas para solucionar o problema do transporte público de Várzea Grande.
Em nota, a empresa informou que está realizando alterações nos horários de algumas linhas a fim de assegurar que a demanda de passageiros seja atendida com maior rapidez, conforto e segurança.
Disse ainda que, desde quarta-feira (8), a linha 753 que faz os bairros Cohab 8 de Março/Vila Pirinéu, teve acréscimo de 4 viagens que tem proporcionado um aumento de 30% na oferta de viagens, e com isso está reduzindo em 45% o tempo de espera. Afirmou que o veículo que atende essa linha é feito por ônibus novos e equipados com ar condicionado.
Em contato também com a Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager,) que administra a frota de veículos de linhas intermunicipais, também não tivemos retorno até esta publicação.
O Terminal André Maggi foi contatado, mas não atendeu a reportagem.
Fonte: gazetadigital.com.br