MT: Implantação da ferrovia que ligará Rondonópolis à Lucas do Rio Verde é tema de encontro na ANTT

MT:  Implantação da ferrovia que ligará Rondonópolis à Lucas do Rio Verde é tema de encontro na ANTT
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Reunião aconteceu na quinta-feira (16) na sede da ANTT, em Brasília. Construção da linha ferroviária iniciou em novembro do ano passado

A construção da ferrovia que ligará Rondonópolis a Lucas do Rio Verde foi um dos temas da reunião da ANTT com representantes da companhia ferroviária Rumo Logística. O encontro aconteceu na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres em Brasília nesta quinta-feira (16).

Na oportunidade, representantes do grupo apresentaram as últimas entregas realizadas nas concessões que administram, resultados obtidos e os temas prioritários para este ano. Além da extensão ferroviária na malha norte, em Mato Grosso, a Rumo está desenvolvendo outras ações. Entre elas estão a construção de um viaduto sob a GO-070, uma alça de ligação e estudos de novos terminais na Malha Central. A empresa ferroviária está ainda com a construção de novos pátios de cruzamento e extensões, obras na encosta da Serra do Mar, na Malha Paulista. A Rumo também tem a previsão de investimento no valor de 900 milhões de reais nas linhas internas do Porto de Santos.

Na reunião, também foram discutidas obrigações contratuais das concessões ferroviárias administradas pela empresa, que são fiscalizadas pela ANTT.

Encontro com entidades

No início da semana, a empresa foi convidada pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT) para participar de um encontro com representantes do setor produtivo. O objetivo do evento foi levantar as demandas e necessidades para a construção da Ferrovia de Integração Estadual Senador Vicente Vuolo

No encontro foi destacada a necessidade de diálogo para aproximar a empresa do setor produtivo, visando a conclusão da ferrovia. O modal tem a função de auxiliar o escoamento da produção de Mato Grosso, para a exportação dos produtos, em conexão com os principais portos do país.

A obra, além de força de trabalho, vai requerer uma variedade de produtos para a construção de 740 quilômetros da linha férrea, divididos em dois ramais: entre os municípios de Rondonópolis e Cuiabá e entre Santa Elvira e Lucas do Rio Verde. Com investimentos que podem chegar até R$ 15 bilhões, a Rumo S/A estima que ao longo dos próximos sete anos, período de execução da obra, sejam gerados cerca de 165 mil empregos.

Conferência

Em outro evento realizado esta semana, o diretor-presidente da Rumo, Beto Abreu, destacou os robustos investimentos feitos pelo governo de Mato Grosso nos últimos quatro anos para ampliar a malha rodoviária.

O CEO da Rumo ainda pontuou o acerto do Governo de Mato Grosso em liderar a implantação da ferrovia estadual, que vai ligar Rondonópolis a Cuiabá e também Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, se conectando à malha nacional até chegar ao Porto de Santos (SP).

“Mato Grosso já é responsável por metade das exportações de grãos do país. E mesmo assim, não está entre os 10 maiores em malha ferroviária. E isso está mudando agora”, disse.

De acordo com o planejamento, a ferrovia vai cruzar 16 município. Conforme o levantamento, a iniciativa tem um impacto de desenvolvimento com a geração de benefícios para a região atendida. A geração de emprego é um deles. A expectativa é de criação de 200 mil empregos ao longo do projeto, divido entre diretos e indiretos.

Fonte:  cenariomt.com.br


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