MT: OPERAÇÃO MANTUS: Justiça nega desbloquear carro de suposto “arrecadador” de Arcanjo

MT:  OPERAÇÃO MANTUS:   Justiça nega desbloquear carro de suposto “arrecadador” de Arcanjo
Compartilhar

Marcelo Gomes movimentou mais de R$ 1,5 mi em um ano e meio; juiz diz não saber se bens são lícitos

A Justiça negou recurso e manteve bloqueado um carro apreendido em nome de Marcelo Gomes Honorato, réu na ação penal derivada da Operação Mantus.

A decisão é assinada pelo juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, e foi publicada na quinta-feira (26).

A operação, deflagrada em 2019, desarticulou dois grupos acusados de exploração ilegal do jogo do bicho em Mato Grosso.

Honorato seria o responsável por recolher dinheiro e dar suporte técnico às máquinas do grupo Colibri, supostamente comandada por João Arcanjo Ribeiro, que também foi alvo da operação.

No recurso, a defesa dele alegou que o veículo, um Chevrolet Onix, teria sido adquirido licitamente e em data prévia à deflagração da operação.

Em sua decisão, o magistrado afirmou, porém, que as provas dos autos apontam que ele se dedicava às atividades criminosas desde muito antes da apreensão do veículo.

O juiz ainda citou que a partir da quebra do sigilo bancário de Marcelo, verificou-se que o mesmo movimentou em suas contas bancárias no período aproximado de um ano e meio mais de R$ 1,5 milhão.

“Nesse sentido, em que pese os documentos comprobatórios juntados pela defesa apontem, a priori, que o bem possa de fato pertencer ao requerente, não há certeza quanto à procedência lícita daquele, visto que o processo principal encontra-se pendente de julgamento”, escreveu.

Em que pese os documentos comprobatórios, a priori, que o bem possa de fato pertencer ao requerente, não há certeza quanto à procedência lícita

“Assim, ante a presença de indícios concretos que evidenciam a possibilidade de o veículo ter sido adquirido por meio da exploração de atividades ilícitas, percebe-se que a manutenção de sua apreensão ainda interessa ao processo e não é cabível a restituição, mormente porquanto a instrução processual se encontra na fase inicial”, decidiu.

A Mantus

A Operação Mantus investigou dois grupos supostamente envolvidos com lavagem de dinheiro e jogo do bicho em Mato Grosso: a “Colibri” que seria chefiada por Zem e Arcanjo e a Ello/FMC, que seria liderada pelo empresário Frederico Muller Coutinho.

Em julho de 2019, o juiz Jorge Luiz Tadeus Rodrigues, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, acatou as denúncias do Ministério Público Estadual (MPE) referente as duas organizações.

Em maio de 2020, porém, o Tribunal de Justiça trancou a denúncia em relação ao ex-comendador por falta de provas.

Continuam denunciados Giovanni Zem, Noroel Braz da Costa Filho, Mariano Oliveira da Silva, Adelmar Ferreira Lopes, Sebastião Francisco da Silva, Marcelo Gomes Honorato, Agnaldo Gomes de Azevedo, Paulo César Martins, Breno César Martins, Bruno César Aristides Martins, Augusto Matias Cruz, José Carlos de Freitas, vulgo “Freitas”, e Valcenir Nunes Inerio, vulgo “Bateco”.

Todos vão responder pelos crimes de organização criminosa, contravenção penal do jogo do bicho, extorsão, extorsão mediante sequestro e lavagem de dinheiro.

Já referente à organização  Ello/FMC, além de Frederico Müller Coutinho foram denunciados,Dennis Rodrigues Vasconcelos, Indinéia Moraes Silva, Kátia Mara Ferreira Dorileo, Madeleinne Geremias de Barros, Glaison Roberto Almeida da Cruz, Werechi Maganha dos Santos, Edson Nobuo Yabumoto, Laender dos Santos Andrade, Patrícia Moreira Santana, Bruno Almeida dos Reis, Alexsandro Correia, Rosalvo Ramos de Oliveira, Eduardo Coutinho Gomes, Marcelo Conceição Pereira, Haroldo Clementino Souza, João Henrique Sales de Souza, Ronaldo Guilherme Lisboa dos Santos e Adrielli Marques.

Pesam contra integrantes da Ello/FMC a prática dos crimes de organização criminosa, contravenção penal do jogo do bicho e lavagem de dinheiro.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

Fonte:        midianews.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %