No início deste mês, a astrônoma amadora brasileira Lorrane Olivlet, a Lolivlet, que já descobriu mais de 50 asteroides em potencial, participou do Space Camp (Acampamento Espacial), nos EUA, uma experiência única e prática para pessoas treinarem como astronautas.
O curso acontece na One Tranquility Base, que fica em Huntsville, no estado do Alabama, e abrange diversas áreas científicas, como engenharia, astronáutica e astrofísica.
- Capacitação no 1/6th Gravity Chair e no Multi-Axis Trainer;
- Construção e lançamento de seu próprio modelo de foguete;
- Exercícios de team building (preparação focada nas relações interpessoais do trabalho em equipe);
- Testes de habilidades de engenharia, ao projetar um escudo térmico de proteção;
- Planejamento de uma missão espacial simulada à Estação Espacial Internacional, à Lua ou a Marte;
- Contato com histórias inspiradoras sobre pioneiros comerciais, como Elon Musk, fundador da SpaceX.
Poucos dias antes de embarcar, Lorrane deu uma entrevista exclusiva para o Olhar Digital, na qual se dizia extremamente entusiasmada para viver essa aventura. “Eles focam bastante em engenharia, principalmente. Tem a parte que é bem parecida com os treinamentos de astronautas, uma outra parte mais voltada para STEAM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática), com palestras, além de práticas que estou bem empolgada, em que vamos precisar fazer um escudo térmico e construir um minifoguete”.
Para descobrir essas respostas e saber tudo sobre essa grande realização na vida de Lorrane, você não pode perder o Olhar Espacial desta sexta-feira (16), que vai receber a astrônoma amadora, engenheira biomédica e, agora, “quase astronauta”, para um bate papo pra lá de especial.
Leia mais:
- Astronautas no espaço podem votar nas eleições?
- Como se tornar um astronauta?
- Como os astronautas acessam a internet no espaço?
Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da BRAMON — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.
Fonte: olhardigital.com.br