Lula aceita convite de Joe Biden para visita aos EUA no início de fevereiro, diz Casa Branca

Lula aceita convite de Joe Biden para visita aos EUA no início de fevereiro, diz Casa Branca
Compartilhar

Os presidentes conversaram por telefone, onde o chefe do Executivo americano manifestou “apoio inabalável” à democracia brasileira após atos de depredação em Brasília.

A Casa Branca informou em comunicado que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, acertou uma visita de Lula a Washington no início de fevereiro. O convite foi feito por telefone durante ligação de Biden ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde de hoje.

De acordo com o comunicado, Biden manifestou “apoio inabalável” à democracia brasileira e à escolha feita pelos eleitores do Brasil nas últimas eleições presidenciais, quando Lula venceu o ex-presidente Jair Bolsonaro.

“O presidente Biden condenou a violência e o ataque às instituições democráticas e à transferência pacífica do poder”, informa a nota da Casa Branca.

O documento diz ainda que os presidentes vão trabalhar em estreita colaboração em questões sensíveis aos dois países, como mudanças climáticas, desenvolvimento econômico, paz e segurança.

Leia mais:
>>> LULA COM GOVERNADORES: ‘democracia brasileira vai se tornar, ainda mais forte’, disse presidente durante reunião, em Brasília

>> Bolsonaro lamenta atos em Brasília e diz que pretende antecipar volta ao Brasil

A ligação ocorreu um dia após os atos de terrorismo e depredação contra as sedes dos três Poderes em Brasília. Ontem, em uma postagem no Twitter, Biden condenou os “ataques à democracia e à transmissão pacífica de poder no Brasil”.

“As instituições democráticas do Brasil têm nosso apoio integral e a vontade do povo brasileiro não pode ser fragilizada. Eu estou ansioso para continuar a trabalhar com Lula”, escreveu o líder americano.

Outros líderes estrangeiros que anunciaram hoje apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram os presidentes do Chile, Gabriel Boric, e da Colômbia, Gustavo Petro, que anunciaram nesta segunda-feira que convocarão uma reunião extraordinária da Organização dos Estados Americanos (OEA) para que a região se pronuncie sobre os ataques às sedes dos poderes do Estado brasileiro.

Da redação do Portal com informações do Valor Investe

Fonte:  portaldeprefeitura.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %