O Santos inicia nesta quarta-feira sua participação na 53ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, às 15 horas (de Brasília), em duelo diante do São Raimundo, de Roraima. O palco da partida será o estádio Bruno José Daniel, em Santo André.
A cidade localizada no ABC paulista, inclusive, será sede do grupo 26 da Copinha, que ainda conta com Falcon e Santo André, adversários do Peixe nos dias 7 e 11 de janeiro, respectivamente.
Tricampeão, o time alvinegro deve ter força máxima para a estreia. A única baixa é o lateral-esquerdo Pedrinho, que rompeu o tendão de Aquiles durante treinamento com o grupo principal e precisou passar por cirurgia para correção, no fim de de dezembro do ano passado.
Em 2023, o Santos aposta em jovens jogadores “experientes”, que já atuaram pelo torneio juvenil ou até mesmo somam passagens pela equipe profissional do clube. São os casos do lateral Cadu, dos zagueiros Derick, Jair e Zabala, dos meio-campistas João Victor “Balão”, Matheus Nunes e Ivonei, além dos atacantes Fernandinho, Weslley Patati e Miguelito.
Até mesmo o técnico do time, Orlando Ribeiro, acumula experiência pelo profissional do Peixe. Ele dirigiu a equipe na reta final do Campeonato Brasileiro de 2022, quando o cargo no comando técnico ficou vago com a demissão de Lisca.
Uma provável escalação do Peixe para o confronto tem: Edu Araújo; Cadu, Derick, Jair e Kevyson; Hyan (Matheus Nunes), Balão e Ivonei; Miguelito, Deivid Washington e Weslley Patati.
Na última edição da Copinha, o Santos chegou à grande decisão, mas foi derrotado pelo rival Palmeiras, no Allianz Parque, por 4 a 0. Agora, os Meninos da Vila buscam encerrar um jejum de quase nove anos sem conquistar a competição de base mais tradicional do Brasil.
A última vez que isso aconteceu foi em 2014, quando o elenco campeão, aliás, continha o atual goleiro e capitão do Alvinegro Praiano, João Paulo. O grupo santista, desta vez, chega embalado após a conquista do Paulistão sub-20, em novembro de 2022, contra o Corinthians, já que boa parte dos inscritos participaram daquela campanha.
Do outro lado, o São Raimundo encara sua décima participação no torneio, sendo que avançou à segunda fase apenas uma das dez vezes que participou, em 2016. No último ano, a equipe foi eliminada ainda na fase de grupos, sem nenhuma vitória e um ponto somado. O time embarcou com destino a São Paulo na última segunda-feira.
Confira a lista completa de inscritos pelo Santos para a Copinha:
Goleiros: Edu Araujo, João Inácio e Rodrigo Falcão;
Laterais: Cadu, Diogo Correia, JP Chermont, Kevyson, Netinho, Pedrinho e Souza;
Zagueiros: André Klaus, Derick, Jair, Luis Eduardo, Thiago Balieiro e Zabala;
Meio-campistas: Balão, Gabriel Bontempo, Gustavo Henrique, Hyan, Ivonei, Matheus Nunes, Miguelito e Rafael Moreira;
Atacantes: Deivid, Fernandinho, Gabriel Miranda, Paulo César e Weslley Patati.
Fonte: www.gazetaesportiva.com