A capital do estado não tem um único leito para tratamento da doença.
O governador Mauro Mendes (União Brasil) determinou ao interventor na Secretaria Municipal, Hugo Fellipe Martins, que reabra novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento de pacientes com covid-19 em Cuiabá, diante da nova onda da doença.
“Hoje a capital não tem mais leitos de UTI adulto, não tem leitos de enfermaria pra covid. Nenhum cidadão, se precisar, conta com a prefeitura, que é referência, que é gestão plena e recebe dinheiro do Ministério da Saúde para ser gestão plena, para prestar serviço para a capital, à baixada e ao Estado. Não tem”, criticou, em coletiva na noite deste domingo (01).
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
De acordo com o governador, o Estado conta com mais de 30 leitos de UTI que estão todos lotados, mas garantiu que, no decorrer desta semana, o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, deverá se reunir com Hugo Lima para traçar estratégias urgentes e solucionar o problema.
“Ao longo da semana, a gente deve articular ações conjuntas com mais celeridade para abrir esses leitos aqui no município de Cuiabá, na Secretaria de Saúde. Já determinei ao secretário Gilberto que sente com o interventor, com o secretário municipal de Saúde e estabeleça um plano de atuação conjunta pra melhorar o resultado da saúde pública da Capital”, afirmou.
Leia mais – Estado notifica Prefeitura de Cuiabá para abrir leitos de UTI Covid
Mauro ainda rebateu o discurso de que “Cuiabá carrega o Estado nas costas”. Segundo ele, a administração municipal recebe dinheiro para isso e tem obrigação de cumprir. “É preciso dizer isso: o Governo de Mato Grosso financia esses leitos, basta ter competência, ter compromisso que vai fazer, acredito que agora vamos ter mais sinergia e vamos produzir uma saúde aqui na baixada cuiabana muito melhor do que tínhamos nos últimos dias e últimos anos”, completou.
Na semana passada, o Estado protocolou uma notificação requisitória para que a Prefeitura de Cuiabá e Secretaria de Saúde do município abram leitos hospitalares para tratamento da doença.
Isso porque o município encontra-se em 1º lugar no índice de casos da covid, mas não tem um único leito específico para tratamento da doença. De acordo com o boletim divulgado pela SES, Cuiabá conta com mais de 147,7 mil casos diagnosticados da doença. Além disso, o número de óbitos no município alcança os 3.727.
Fonte: reportermt.com