A reforma de uma casa noturna na rua Bahia, esquina com a Mato Grosso, no Centro histórico de Poxoréu, está motivando a ação cultural de um grupo que tem o objetivo de restaurar outras seis casas na região. Tudo começou com o projeto aprovado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel – MT), elaborado pelo produtor cultural Éden Costa Barboza para a casa da dona Joverci. “Percebemos que a nossa história estava se deteriorando pela falta de projeto de restauração”, disse o produtor.
Leia também – IPVA será pago a partir de maio com desconto maior e 8 vezes
Nesta semana, as obras da reforma do casarão foram retomadas depois da aprovação das ações realizadas na primeira fase, que trocou madeiras e o telhado. “Agora, vamos restaurar as paredes, piso e fazer os acabamentos para devolver a casa para a moradora”, informa o arquiteto Giovani Gabriel, responsável pelo projeto.
De acordo com Éden, o grupo é formado basicamente por profissionais e entidades que reconhecem a importância da preservação de patrimônio. “A Associação Partilhar, o Centro Juvenil de Poxoréu, o Rotary Club de Poxoréu- Morro da Mesa e diversas Pessoas Físicas e Jurídicas que nos incentivam a continuar neste foco de restaurar casas e salões que guardam nossa história”, disse o produtor.
O mestre em História da Arte Djalma Santos, premiado e reconhecido pelos seus trabalhos na marchetaria clássica também colabora com o projeto. De acordo com ele “esta é a mais significativa intervenção do Estado na preservação do Patrimônio Histórico da cidade”. Outro colaborador do grupo, o jornalista e consultor cultural Nides de Freitas, informa que está desenvolvendo as argumentações do próximo desafio: “É preciso sensibilizar o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para restaurar tudo. A restauração também nos permitirá novos negócios criativos, como oferecer cenários para produção de cinema e clipes musicais”, destaca.
Éden Costa Barboza informa que o projeto da restauração da casa da dona Joverci também vai contar com ações voltadas para a Educação Patrimonial, para sensibilizar estudantes, moradores e comunidade em geral acerca da importância da preservação da nossa História e do nosso Patrimônio Cultural.
Fonte: gazetadigital.com.br