Instituto INCA apresenta estudo de viabilidade para a retomada do Caminho de Santana

Instituto INCA apresenta estudo de viabilidade para a retomada do Caminho de Santana
Compartilhar

Um circuito de caminhada de longa distância na natureza, com destaque na prática de esportes não competitivo, lazer, cultura, economia criativa e de peregrinação, entre Cuiabá e Chapada

O Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação traz o projeto que pretende retomar o antigo roteiro do “Caminho de Santana”, com a implantação de uma trilha ecoturística, histórica, cultural e religiosa, entre as unidades de conservação ambiental das Cabeceiras do Rio Cuiabá e Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. Uma equipe técnica fará o percurso de quatro horas partindo da Comunidade Rio dos Médicos até o município de Chapada, para conferir a viabilidade da trilha.

A finalidade do projeto “Caminhos de Santana” é salvaguardar e resgatar a viagem de Nossa Senhora de Santana do Sacramento, padroeira de Chapada dos Guimarães, realizada em 1779, do Porto Geral de Cuiabá até a Igreja de Santana na cidade de Chapada dos Guimarães. Além da cultura e história, a ideia é preservar a beleza ambiental e promover o turismo e a economia criativa.

Para que isso aconteça, o projeto está realizando o estudo de viabilidade técnica, econômica, ambiental e social, em um circuito de caminhada de longa distância na natureza, com destaque na prática de esportes não competitivo, lazer, cultura e de peregrinação, com interação entre as comunidades locais envolvidas e comercialização direta do agricultor familiar.

Ainda, colocará à disposição de fiéis refazer a trilha percorrida no século 18, em pleno Mato Grosso, no centro geodésico da América do Sul, com a imagem de Santana ao ser entronizada na igreja chapadense. Semelhante ao Caminho de Santiago de Compostela, uma rota milenar de peregrinação, localizada na Europa. Seria uma trilha cultural e religiosa, com sustentabilidade.

“No que se refere à oferta de produtos da produção associada ao turismo, a trilha Caminho de Santana será um atrativo ímpar para Cuiabá e Chapada dos Guimarães. Os agricultores familiar e moradores nas comunidades tradicionais poderão oferecer café da manhã, refeições e realizar exposição e venda de produtos transformados, de origem animal (queijo, requeijão, manteiga, doces de leite, embutidos, etc.) e de origem vegetal (doces, conservas, pães), artesanato e manifestações culturais e de economia criativa, oferecido aos caminhantes”, destaca o consultor do projeto, Jaime Okamura.

O projeto Caminhos de Santana foi idealizado pela Associação da Região Turística de Cuiabá e Várzea Grande (Astur-MT) e conta com a realização do Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, por meio de emenda parlamentar via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Também conta com a parceria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT), Comunidade Rio dos Médicos, Icthus Soluções em Turismo LTDA e da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL).

Fonte:  secel.mt.gov.br

 


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %