Casos são registrados em adultos e nas faixas acima de 60 anos, compatível com aumento de internações associadas à Covid-19
Mato Grosso e outras 19 unidades da Federação mantêm crescimento moderado de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o aumento é verificado em todas as faixas etárias, com maior destaque na população adulta.
As informações constam no novo boletim InfoGripe divulgado na quinta-feira (22) pela Fiocruz.
Leia também:
Em 24 horas, mais 140 novos casos e uma morte por Covid-19
O documento aponta para alta nos casos de SRAG em estados de todas as regiões do país.
“O aumento está presente na população adulta e nas faixas etárias acima de 60 anos, compatível com aumento de internações associadas à Covid-19”, diz o boletim.
As demais unidades federativas são o Distrito Federal, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
Já nos estados da Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo, se observa queda no número de novos casos semanais.
Os dados são referentes a Semana Epidemiológica (SE) 50, que compreende o período de 11 a 17 de dezembro corrente.
A análise tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), até o dia 19 de dezembro.
Diante do cenário atual e da proximidade das celebrações de fim de ano, o pesquisador Marcelo Gomes recomenda a manutenção de cautela em relação a situações de risco de infecção.
“Especialmente para pessoas com maior risco de desenvolver casos graves, o uso de máscaras adequadas no transporte público, locais fechados ou mal ventilados, e nas aglomerações deve ser mantido até que o cenário epidemiológico volte à situação de baixa circulação do Sars-CoV-2 (coronavírus)”, disse o coordenador do InfoGripe.
Desde o início da pandemia da Covid-19, Mato Grosso registrou 855.981 casos confirmados e 15.293 mortes em decorrência do coronavírus.
Até quinta-feira, a taxa de ocupação estava em 94,74% para unidades de terapia intensiva (UTI) e em 11% para enfermaria, ambos serviços para adulto.
Entre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19, estão Cuiabá (147.695), Várzea Grande (57.641), Rondonópolis (44.461), Sinop (39.659), Tangará da Serra (28.744), Lucas do Rio Verde (27.803), Sorriso (26.015), Primavera do Leste (25.866), Cáceres (21.125) e Alta Floresta (18.529).
Fonte: diariodecuiaba.com.br