Mais próximo da sociedade: Judiciário abre as portas para estudantes na comarca de Aripuanã

Mais próximo da sociedade: Judiciário abre as portas para estudantes na comarca de Aripuanã
Compartilhar

Estudantes da Comarca de Aripuanã (distante 1.002 km a Noroeste de Cuiabá) tiveram a oportunidade de conhecer o fórum do Município e conversar com servidores sobre os serviços desenvolvidos e as carreiras possíveis no Judiciário. A ação foi desenvolvida e coordenada pelo juiz Pedro Toaiari de Mattos Esterce. Ao todo 75 alunos do 7º ano, com idades entre 11 e 12 anos participaram da atividade cidadã.
A iniciativa atendeu a Recomendação 136/2022 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de promover a abertura do Fórum da Comarca de Aripuanã para visitação de crianças e adolescentes. Foi enviado convite para as Secretariais Municipal e Estadual de Educação. As vistas foram agendadas, sendo realizadas em dois grupos. Turmas A (38 alunos) e B (37 alunos), todos devidamente matriculados no 7º ano da Escola Municipal Jari Edgar Zambiasi.
Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as dependências do fórum e ouvir servidores de vários setores, podendo compreender melhor a sistemática do Judiciário. Nas mesmas oportunidades também foram realizadas palestras por um policial militar. Ele abordou a carreira e a segurança institucional. A garotada ainda tomou um café da manhã no local. Todo o encontro foi gerido e supervisionado pessoalmente pelo magistrado, que fez as devidas apresentações. Foram tiradas dúvidas dos adolescentes, eles ainda tiraram fotos utilizando a toga do magistrado, um estímulo aos jovens para seguir a carreira jurídica e a despertarem interesse pela temática judicial.
“Esse é um Projeto que sempre quis participar. A criança é uma tela em branco e somos nós quem precisamos colorir seu universo da forma mais bonita possível. Muitas só conhecem o juiz como ‘a pessoa que prendeu meu pai’ e não se veem próximos da realidade do Judiciário. Com esse programa, conseguimos inspirá-las a ser o que quiserem, inclusive, servidoras públicas. Por isso trazemos os Oficiais de Justiça, os Policiais, os Gestores, para conversar. O Judiciário é muito mais do que o Juiz e a oportunidade nele é muito maior do que a magistratura. Estamos falando do alicerce para construção da nossa sociedade”.
#ParaTodosVerem: Esta matéria possui recursos de texto alternativo para inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: foto horizontal colorida. Foto 1. O juiz está em pé do lado esquerdo da foto e à direita todos os estudantes sentados em longarinas. Eles prestam atenção o juiz que está de vestes talares. Foto 2. O magistrado sentado e cercado pelos estudantes. Todos olham para a câmera fotográfica.
Ranniery Queiroz
TJMT

Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %