Revista americana dedica capa ao líder ucraniano e ao “espírito da Ucrânia”, por inspirarem “pessoas e nações a se unirem em defesa da liberdade, por lembrarem o mundo da fragilidade da democracia e da paz”.
A revista americana Time escolheu o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, como a “Pessoa do Ano de 2022”, afirmando que o chefe de governo inspirou os ucranianos e mereceu elogios globais por sua coragem em resistir à devastadora invasão da Rússia.
Ele apareceu na linha de frente e recentemente comemorou nas ruas de Kherson, quando a Ucrânia expulsou a Rússia da cidade estrategicamente importante do sul do país. “Sua ofensiva de informação mudou o sistema meteorológico geopolítico, desencadeando uma onda de ação que varreu o globo”, escreveu o editor-chefe da Time, Edward Felsenthal.
“Se a batalha pela Ucrânia enche alguém de esperança ou medo, Volodimir Zelenski galvanizou o mundo de uma forma que não víamos há décadas”, sublinhou Felsenthal, acrescentando que a escolha deste ano “foi a mais clara de que se tem memória”.
“Espírito da Ucrânia”
Zelenski divide o título de 2022 com o que a publicação chama de “o espírito da Ucrânia”, o qual Felsenthal diz ser personificado pelos “incontáveis indivíduos dentro e fora do país”, que lutaram nos bastidores, incluindo pessoas comuns, como chefs e cirurgiões.
Fonte: msn