Enquete desta semana do Gazeta Digital questionou os internautas sobre os protestos de eleitores insatisfeitos que vêm ocorrendo há um mês. A maioria (44%) disse discordar das manifestações, e consideram que só atrapalham e não resolvem nada. Apenas 15% dos que votaram concordam totalmente com as manifestações.
Leia também – Polícia prende homem que atirou na cara de cachorro com espingarda
As eleições de 2022, especialmente na disputa à Presidência, foram marcadas por muita polarização. O candidato eleito, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), venceu seu adversário, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), com uma margem muito pequena, apenas 2.139.645 votos de diferença. Lula obteve 60.345.999 votos, o que corresponde a 50,9% do total de votos válidos, enquanto Bolsonaro obteve 58.206.354 votos, o que corresponde a 49,1%.
Em Mato Grosso, no entanto, Bolsonaro obteve muito mais votos do que Lula. Foram 65,08% enquanto Lula obteve 34,92% dos votos válidos. Desde o anúncio da vitória de Lula no 2º turno, eleitores de Bolsonaro por todo o país iniciaram uma onda de protestos, insatisfeitos com o resultado. Mato Grosso é um dos estados onde as manifestações ocorrem e perduram com mais força.
O GD fez então, nesta semana, a pergunta “Manifestantes travam rodovias de MT desde o resultado da eleição presidencial inclusive com episódios de violência. O que você acha dos protestos?” aos leitores.
A maioria, 44%, escolheu a opção “Discordo das manifestações, só atrapalham e não resolvem nada”. Já para 41% dos que votaram “Protestar é um direito, mas sem ferir direitos do outro e gerar violência”. Apenas 15% escolheu “Concordo completamente com os protestos”.
Fonte: gazetadigital.com.br