A temporada do Santos não foi como o torcedor gostaria. O clube decepcionou em todas competições que disputou. Desta forma, a equipe despencou no Ranking Nacional de Clubes da CBF.
O Alvinegro Praiano aparece na nona colocação, com 11.904 pontos. Em 2021, o Santos estava em sexto, com 12.816 pontos. O clube, aliás, vem em uma constante queda. Nos últimos cinco anos, o Peixe só não perdeu posições de 2020 para 2021, quando se manteve em sexto. A efeito de comparação, em 2018, a equipe estava na quarta colocação.
Agora, portanto, o time despencou para a nona colocação. O Ranking Nacional de Clubes estabelece uma classificação técnica entre 236 clubes do futebol brasileiro, com base no recente desempenho das equipes nas competições nacionais e internacionais.
Em 2022, o Santos brigou contra o rebaixamento no Campeonato Paulista e nem sequer passou da primeira fase. Na Copa do Brasil e na Sul-Americana, foi eliminado ainda nas oitavas de final. Já no Campeonato Brasileiro, ficou na 12ª colocação, com apenas 47 pontos.
Na próxima temporada, o Peixe irá disputar as mesmas competições, mas mira melhorar o seu desempenho para tentar subir no Ranking da CBF. Para liderar o grupo, a diretoria apostou no coordenador Paulo Roberto Falcão e no técnico Odair Hellmann.
No momento, o elenco está de férias e se reapresenta no dia 14 de dezembro para o início da pré-temporada.
Fonte: www.gazetaesportiva.com