Tem diploma universitário, conhecimento de alemão ou viveu na Alemanha, três anos de experiência profissional e menos de 35 anos de idade? Se você respondeu “sim” a pelo menos três dessas quatro perguntas, então pode se tornar um candidato perfeito para trabalhar legalmente no país, um sonho distante para muitos brasileiros que não têm dupla cidadania europeia.
A Alemanha, que há anos sofre com escassez de mão de obra, sempre buscou trabalhadores em outras nações que formam a União Europeia.
Mas, agora, uma mudança em suas políticas de imigração, se concretizada, vai tornar mais flexível a chegada de cidadãos não europeus. No início de setembro, o ministro federal alemão do Trabalho e Assuntos Sociais, Hubertus Heil, revelou planos para criar um possível “green card” (Chancenkarte, em alemão) a partir de um sistema baseado em pontos.
Funcionaria como o documento emitido pelos Estados Unidos, cujo objetivo é atrair profissionais especializados. A nossa repórter Giulia Granchi explica a proposta neste vídeo.
Assista e confira.
BBC NEWS BRASIL