Entre os dias 1 e 7 de novembro, acontece a Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reúne informações sobre o assunto para compartilhá-las nessa data, visto que a desinformação é o maior desafio para o combate da doença.
O câncer de boca é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca (gengiva, bochecha, céu da boca) e a língua, principalmente nas bordas e na parte inferior. Seu estágio inicial é silencioso, por isso, o ideal é consultar um Cirurgião-Dentista a cada seis meses para avaliação e prevenção. É preciso, também, estar em alerta com feridas nos lábios e na boca, que não cicatrizam por mais de 15 dias, com manchas ou placas vermelhas e esbranquiçadas e sangramentos sem causa conhecida.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de boca é o quinto tipo mais comum no Brasil e a maior incidência é encontrada em homens com mais de 40 anos. Pessoas que fumam, consomem álcool em excesso e se expõem mais ao sol também são pacientes de maior risco.
Como forma de prevenção do câncer, além de evitar o fumo e consumo exagerado de bebidas alcoólicas, é essencial uma boa higiene bucal, usar preservativo na prática do sexo oral, manter uma boa alimentação rica em legumes, verduras e frutas e estar atento a mudanças na coloração ou no aspecto da boca.
Ascom CFO
Fonte: cromt.org.br