Apesar dos ataques à Justiça Eleitoral e algumas intercorrências pontuais durante o processo de votação em Mato Grosso, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Carlos Alberto Machado, afirmou que a democracia foi a “grande vencedora”.
“A democracia sem dúvidas é uma vencedora nessas eleições. Estamos apurando qualquer fato que tenha ocorrido no Estado inteiro, mas o número que chegou até agora, foi bem tranquilo”, disse durante coletiva de imprensa na tarde deste domingo (30).
Leia também – Polícia procura eleitor que colou teclas em urna no interior
Ao comentar sobre as ocorrências, Alberto criticou as fake News que apontaram que 3 mil índios não conseguiram exercer o direito do voto por falta de transporte. O presidente do TRE, por sua vez, esclareceu que apenas 2 ônibus da Justiça Eleitoral não conseguiram ter acesso a Aldeia Ilha Grande em Querência (717,8 km de Cuiabá) por falta de autorização do próprio cacique.
“Circulou uma fake News tremenda que 3 mil índios não conseguiram votar. Primeiro que não temos 3 mil índios lá, segundo que eram 19 ônibus para buscar os indígenas. Apenas dois deles não conseguiram entrar na aldeia por falta de autorização do cacique”, disse.
O presidente do TRE ainda pontou que será apurado a denúncia de que eleitores vestidos de verde e amarelo teriam sido impedidos de votar e que aguarda o relatório geral de todas as ocorrências do pleito no Estado.
“Eu não tenho conhecimento sobre isso, até percorrido alguns colégios e vi pessoas com camiseta e bandeira do Brasil circulando livremente. Daqui a pouco vamos ter um relato de outras ocorrências e ai vamos ver se isso é real ou não”, finalizou.
Fonte: gazetadigital.com.br