Os cuidados para a proteção contra os dois vírus são os mesmos
Depois de praticamente dois anos do começo da pandemia de coronavírus, o Brasil se viu, a partir de dezembro de 2021, no meio de um surto da gripe Influenza A, com predominância da variante H3N2, o que levou a um aumento na procura por atendimento na rede pública de saúde.
Os números de contágio por Covid, que estavam baixos, voltaram a aumentar após as festas de fim de ano, o que também gerou uma alta na procura por unidades de saúde. A gerente de Vigilância em Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Flávia Guimarães alerta que é preciso manter e reforçar os cuidados para evitar o contágio, tanto pelo coronavírus, quanto pelo vírus da Influenza.
“Os cuidados são os mesmos, tanto para o coronavírus, quanto para a Influenza. Diante de sintomas como febre, tosse, dor de cabeça, dor muscular, congestão nasal, conjuntivite, diarreia, perda de olfato ou paladar, dificuldade respiratória, entre outros, a pessoa deve considerar a possibilidade de estar infectada com Covid-19 ou Influenza e adotar uma postura responsável, para proteger os familiares e colegas de trabalho. Por isso é importante realizar o teste para descartar a Covid”, explicou a gerente.
Para redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, especialmente as de grande infectividade, como o coronavírus e o vírus Influenza, a melhor maneira de se prevenir contra a doença é vacinar-se anualmente, principalmente os grupos prioritários. Também é importante que sejam adotadas medidas gerais de prevenção e controle, tais como:
· Frequente higienização das mãos;
· Utilizar lenço descartável para higiene do nariz;
· Cobrir nariz e boca quando espirrar e/ou tossir e, em seguida, higienizar as mãos;
· Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
· Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e/ou garrafas;
· Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da Influenza;
· Evitar sair de casa em período de transmissão da doença;
· Evitar aglomerações e ambientes fechados;
· Manter os ambientes bem ventilados;
· Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
ROBERTA PENHA
Foto: Davi Valle
Prefeitura Cuiabá