A iniciativa surgiu a partir das oficinas de Linguagens na Escola Estadual ‘Professor Honório Rodrigues de Amorim’, em Várzea Grande
Por meio de várias histórias voltadas para o público juvenil, alguns jovens escrevem e contribuem com motivações para a carreira profissional. Outros, descrevem as suas próprias experiências que se tornam lições para a vida. Foi o caso de Ane Gabriele Lopes Ferreira Neves e Carlos Eduardo da Silva Nogueira, ambos com 15 anos e alunos do 1º Ano A do Ensino Médio na Escola Estadual ‘Professor Honório Rodrigues de Amorim’, em Várzea Grande.
Ane e Carlos fazem parte do grupo de 14 estudantes autores do livro ‘Identidade: Eu mesmo faço a minha história’, lançado nesse mês com tiragem simbólica de 40 exemplares. O recurso que viabilizou a publicação da coletânea foi obtido com ajuda dos profissionais da Educação, sobretudo, da Equipe de Linguagem. Organizaram rifas e até montaram uma barraca para venda de alimentos durante a festa junina da escola.
Os dois estudantes, com os demais colegas autores, são integrantes da ‘Trilha de Aprofundamento da Linguagem: “Empoderando identidades’. O livro tem como objetivo estender o aprendizado promovido pela formação básica, com temáticas contemporâneas e de interesse dos estudantes. Prática que gerou resultado positivo na rotina no cotidiano da escola.
“Os textos produzidos foram escritos e digitados pelos próprios autores, experienciando outras maneiras de conceber a escrita, por meio de outros mecanismos possíveis, que não fosse a tinta da caneta”, esclarece a professora doutoranda em Linguística pela UFMG, Rosiveth Aparecida do Espírito Santo.
Segundo ela, o trabalho de produção de texto obedeceu a um ritual velado. “Os alunos pegavam seus cadernos, calados, pensativos e ali rabiscavam suas histórias. Nessa proposta da escrita de si nem sempre o que se escreve é fácil, é preciso remexer nas gavetas da própria existência, aflorar sentimentos que estão guardados”, completou Rosiveth.
“Foi uma experiência incrível e que mexeu muito comigo”, comemora Ane Gabriele, ao receber o reconhecimento dos colegas. Segundo ela, hoje se sente mais, pois, externou muitas coisas que poderiam ser compartilhadas. “Contei sobre o que havia de ansiedade e sonhos em minha vida e isso mudou a minha forma de agir e de pensar sobre o cotidiano. Hoje sou mais positivista e até consegui perdoar mais as pessoas e a mim mesma. Estou feliz com o resultado”.
Carlos Eduardo também viu a sua vida se transformar para melhor após a experiência como escritor. “Também estou muito feliz com o resultado. Recebemos o reconhecimento dos colegas e dos demais profissionais da nossa escola. No entanto, o mais importante na minha formação foi aprofundar mais nas aulas de Língua Portuguesa”.
Ane e Carlos foram unanimes ao afirmarem que não foi fácil falar de si mesmo. “Contar a própria história, sabendo que ela poderá influenciar outros jovens causou um pouco de ansiedade. Na verdade, foi um grande desafio. Hoje sinto vontade de escrever mais e me tornar escritor profissionalmente”, disse Carlos. Para Ane, saber que outros jovens vão conhecer a sua história de vida e, a partir dessa leitura, compartilhar um pouco do que pensa já é gratificante. “Me sinto realizada”.
“Foi um projeto inédito na nossa escola e, certamente, será o incentivo à leitura e por meio dela desenvolver a criatividade, dando aos alunos a oportunidade de escreverem seu próprio livro”, afirma o diretor Arthur Andrade Silva. Como foram poucos exemplares, o diretor conta que na distribuição priorizou os pais dos dois alunos e a biblioteca da escola. “Também presenteamos os diretores da Diretoria Regional de Educação do polo Várzea Grande”.
O diretor enalteceu o empenho da professora da Área de Linguagem, Adriana do Couto Tokashiki e da Coordenadora Pedagógica, Ana Paula Lima Botelho da Costa. Elas foram as orientadoras dos autores do livro e receberam apoio incondicional dos professores Jocemildo Chaves de Souza, Geisiele de Souza Francisco, Maria Walkíria, Maria Livramento Vieira Lendengue e Rosiveth Aparecida do Espírito Santo.
“A parceria entre os alunos do 1° Ano do Ensino Médio, junto com as ações e os incentivos dos professores de Linguagem e da DRE polo Várzea Grande, foram fundamentais para acontecer a publicação do livro. Foi apenas o começo de uma transformação na nossa escola. Outros lançamentos virão”, contou Arthur Andrade.
Os demais autores do livro são os estudantes Aliff Matheus Barcelo de Carvalho, Athus Gabriel Vieira Riboli, Anne Karoliny Costa Cruz, Ângelo Gabriel Brinquedo da Silva, Emerson Souza de Carvalho, Iran Mendes de Bezerra, Kamilly Graciely Cerqueira Montanha, Lisan Julia Okada, Luiz Eduardo Ferreira Gomes, Matheus Guilherme Costa Campos, Naamã Guilherme Eregipe Barbosa e Vitória de Oliveira Justin.