Por dois dias, gestores educacionais e profissionais da Educação participaram de palestras, discussões e oficina com foco na Educação de Jovens e Adultos
Os desafios e perspectivas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi o tema de mais uma Formação direcionada às Coordenadorias Pedagógicas (COPED’S) e de Formação (COFOR’S) das Diretorias Regionais de Educação (DREs). O evento aconteceu nos dias 20 e 21 de outubro, no auditório da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), em Cuiabá.
Promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Gestão Escolar (SAGE) e da Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos, a formação objetivou aprimorar a atuação de todos os envolvidos com a EJA junto às escolas da Rede Estadual de Ensino. Foram dois dias de imersão no tema, com palestras, discussão e a oficina ‘Especificidades dos Registros Escolares da EJA.
A Educação de Jovens e Adultos é destaque no Programa EducAÇÃO 10 Anos. É, também, um grande desafio aos educadores por se tratar de uma oportunidade ímpar para as pessoas que não tiveram oportunidade de ingressar no ensino regular na idade certa. Alcançar essas pessoas que por algum não frequentou a escola e mantê-las em sala de aula até a formação, foram alguns dos temas das discussões.
Segundo José Antônio Moreira, da Coordenação de Educação de Jovens e Adultos, que é ligada à SAGE, “no cotidiano escolar muitos são os desafios enfrentados tanto por professores quanto por alunos da EJA, como exemplo, conciliar os estudos com o trabalho e outras tantas exigências próprias do estudante na vida adulta, ensinar para uma diversidade de perfis sociais dos estudantes da EJA, que inclui trabalhadores, donas de casa, aposentados, privados de liberdade, entre outros. Também promover um ensino-aprendizagem contextualizado, erradicar o analfabetismo, principalmente”.
Uma das nossas metas é ampliar e requalificar a oferta da EJA na Rede Estadual. “Objetivo da Seduc-MT é no sentido de ampliar as oportunidades educacionais para jovens e adultos, proporcionando condições de acesso e conclusão da educação básica e aumento dos níveis de escolaridade da população mato-grossense”, completou.
Ele observa que a EJA é uma modalidade de ensino que integra a educação básica, porém sua clientela tem necessidades específicas do público adulto, o que se reflete no processo de ensino-aprendizagem. “Nesse contexto tanto os gestores educacionais, coordenadores pedagógicos e professores precisam avançar constantemente e aplicar a metodologias adequada para que os alunos ingressem e sejam formados”.
Muitas estratégias foram propostas e discutidas nesses dois dias de formação. Entre os assuntos dos painéis passaram o Sistema Estruturado de Ensino, os desafios do novo Ensino Médio, Projeto Muxirum – Educação de Jovens e Adultos, Educação Básica Integral, educação para imigrantes, educação para pessoas privadas de liberdade, entre outros.
“A Seduc-MT segue com o seu propósito de qualificar técnicos e professores da Rede Estadual de Ensino que atuam na EJA. Vamos sair dessa formação com muito mais informações para orientações e práticas necessárias a essa modalidade de ensino que é estratégica e fundamental para uma grande parcela da população”, finalizou José Antônio.
Fonte: www3.seduc.mt.gov.br