As práticas adotadas são estratégicas para que os profissionais da Educação assimilem novas maneiras de agir, de se comunicar e de se relacionar no mundo atual
O 19 de outubro, Dia da Inovação, é um marco para os setores que apostam em transformações, inclusive, a Educação. A data é uma homenagem ao brasileiro Alberto Santos Dumont, que nesse mesmo dia de 1901 deu voltas ao redor da Torre Eiffel com o seu avião 14-Bis. A data foi criada para ajudar a desenvolver ações sustentáveis, competitivas e prósperas.
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) já pratica a inovação no cotidiano das escolas e chegou a esse patamar por meio de vários pilares, além do Programa EducAÇÃO 10 Anos – que objetiva colocar Mato Grosso entre os cinco melhores na pontuação do IDEB até 2032.
Um dos pilares dessa nova realidade é a formação continuada sob os vários aspectos da educação. Um dos exemplos, é a trilha formativa que amplia as competências computacionais a partir do diagnóstico do mapeamento das competências digitais de cada professor.
Dessa forma, eles podem trocar experiências e aprender novas práticas pedagógicas, incluindo as que exigem uso das tecnologias digitais. Assim, ele pode relacionar o novo conhecimento adquirido com as bases científicas da sua graduação inicial, agregando mais suporte e conteúdo para oferecer aos estudantes.
O resultado pode ser visto com estudantes mais engajados e participativos nas aulas, como ocorreu a partir da implementação do projeto de Robótica Lego. Nesse caso, os professores também estão sendo preparados para a vivência das aulas de robóticas nas turmas do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Além disso, orientadores educacionais especialistas em robótica acompanham a implementação do projeto ao longo do ano letivo. Com as aulas mais atrativas, as escolas estão se tornando espaços de inovação e tecnologia, possibilitando uma educação de qualidade e inclusiva.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, salienta que além do desenvolvimento de habilidades cognitivas à tecnologia, a pasta também possibilita o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos educadores e demais profissionais da Educação. “Essa ação é de extrema importância para as novas maneiras de agir, de se comunicar e de se relacionar no mundo atual. Inovação está na ordem do dia”.
Seguindo essa tendência, a Seduc-MT apostou pesado na conectividade das escolas, aquisição de Chromebooks e Smart TVs para as salas de aula, além de notebooks para professores e secretários de escolas. De forma inédita, a Seduc-MT criou salas inteligentes que se tornaram modelos para toda a rede.
Cerca de 25 mil estudantes de 74 escolas, em projeto piloto, passaram a ter aulas que estimulam o pensamento computacional e ensinam habilidades e competências importantes para o desenvolvimento humano e tecnológico. A meta é levar essa novidade a toda a rede.
Também por meio da abordagem Steam, a Seduc-MT integrou as áreas de conhecimento para potencializar as experiências de aprendizagem dos alunos. As escolas envolvidas também deram mais visibilidade aos projetos que buscam soluções para desenvolvimento sustentável.
Para os anos letivos de 2023 e 2024, a meta é implantar a Escola Vocacionada à Tecnologia e à Disciplina Eletiva. O objetivo é dar continuidade as ações de inovação e tecnologia na rede por meio de um currículo integrado e alinhado com as competências e habilidades contemporâneas.
Alan Porto destaca que para todas as áreas do conhecimento, as tecnologias disponibilizadas pela rede Estadual de Ensino podem ser utilizadas de tal forma que o professor não seja o detentor do conhecimento técnico, mas sim o mediador que vai auxiliar os estudantes na reflexão sobre os melhores usos possíveis.
“Para as aulas de matemática, por exemplo, hoje o professor pode apresentar as propriedades de sólidos geométricos a partir do uso do software Geogebra nos trinta mil Chromebooks que hoje são usados pelos estudantes. Eles exploram essas propriedades trabalhando de forma colaborativa com os colegas. É a nossa Educação em constante inovação”, finalizou.
Fonte: www3.seduc.mt.gov.br