Moradores do bairro Bela Vista, em Cuiabá, reclamam de falta de médico no PSF Bela Vista/ Carumbé. Eles relatam que se encontram em situação de descuido. Segundo as informações, a unidade de saúde está sem médico desde o dia 22 de setembro, sem previsão de um novo profissional para a o local.
De acordo com a denunciante, as pessoas estão passando dificuldades, pois precisam dar continuidade nas consultas, mas estão impossibilitadas. A internauta sofre as consequências na própria pela. Ela conta que precisa dar continuidade nas consultas e encaminhamentos com um profissional de medicina, mas que só pode pela unidade de saúde do bairro dela, pois em unidade de outro bairro não é aceito.
Segundo a internauta, o PSF alega que não tem médico para unidade, pois a responsável médica do local entrou de licença maternidade. Porém, nenhum outro profissional foi escalado para substituir a médica e continuar com os atendimentos. Os relatos são de muita espera por uma consulta.
Conforme informações, no PFS Bela Vista/Carumbé são dois médicos, cada um determinado para o seu bairro. Mas no momento, apenas as pessoas do bairro Carumbé tem auxílio de um profissional, os moradores do bairro Bela Vista estão sem atendimento no local.
Outro lado
A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá foi procurada e encaminhou a seguinte nota:
A Secretaria Municipal de Saúde – SMS informa:
-Em cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com o Tribunal de Justiça, a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado a substituição de profissionais de saúde da rede contratados por profissionais que passaram no processo seletivo simplificado. Entre os exonerados, há muitos médicos que trabalhavam em unidades básicas de saúde;
-O primeiro processo seletivo, realizado em janeiro deste ano, fracassou, pois entraram menos profissionais do que o número de vagas disponíveis;
-Um novo processo seletivo foi realizado em maio e os aprovados estão sendo chamados, observando a ordem de classificação.
-A primeira convocação dos aprovados foi realizada em 22 de agosto. A cada convocação, os profissionais têm 15 dias para entregar toda a documentação para posterior alocação nas respectivas vagas.
-As convocações ainda estão em andamento. Apenas na última semana, 128 médicos foram chamados para entrega dos documentos.
-À medida que os médicos entregam a documentação, a SMS faz o máximo para encaminhá-lo para sua vaga de maneira mais célere possível.
Fonte: www.gazetadigital.com.br