A ação tem como madrinha a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, e vai atender estudantes da Rede Estadual diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), realizou nesta segunda-feira (17), o evento de Formação do Projeto Autismo na Escola, no Auditório ‘Cloves Vetoratto’ do Palácio Paiaguás, em Cuiabá. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Adjunta de Gestão Educacional (Sage), através da Superintendência de Diversidades (Sudi), com apoio da Coordenadoria de Educação Especial (Coes).
A ação de formação tem como madrinha a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, e vai atender crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em parceria com a Secretaria de Ação Social e Cidadania (Setasc) e apoio da Unidade de Apoio a Família (UNAF).
A formação joga luz sobre o tema e mostra que a educação inclusiva não é colocar a criança com autismo no ensino regular e esperar que ela aprenda, apenas por estar naquele ambiente. É necessário um acompanhamento diferenciado, pois, os autistas, em princípio, não possuem comprometimento cognitivo, e são tão capazes de aprender quanto qualquer criança.
Nesse processo, o docente assimila a consciência clara do importante papel que desempenha ao iniciar o processo de inclusão de uma criança com necessidades educacionais especiais associadas ao autismo. A formação objetiva exatamente esse despertar, porque o educador deve acompanhar a educação passo a passo no contexto de modernidade e equidade, tornando-a cada vez mais interessante e inclusiva para o aluno.
A chefe de gabinete da Unidade de Apoio a Família (UNAF), professora Julieta Domingues, representou a primeira-dama na abertura das oficinas. Para ela a formação é motivo de conquistas e comemoração para a educação. “É no contexto de respeito e comprometimento que a primeira-dama tem conduzido todas as ações de políticas públicas aplicadas sejam devidamente efetivadas”, declarou.
O Secretário de Estado de Educação, Alan Porto, agradeceu a oportunidade de participar da ação e ressaltou o compromisso com a educação e com a inclusão. “Sabemos que a educação no nosso estado tem um contexto histórico de grandes desafios, sobretudo no período da pandemia. São mais de 1.600 crianças, jovens e adultos autistas que estão na nossa Rede Estadual”, dimensionou.
Ele enfatizou, ainda, a participação incisiva da primeira-dama Virginia Mendes em desdobrar as ações inclusivas, principalmente na dedicação e atenção com a Educação Especial. Segundo Alan, a primeira-dama é uma das peças fundamentais no engajamento do projeto e nas parcerias que beneficiam os alunos.
“Esse é um momento especial para mostrar à sociedade que os autistas existem e que merecem total respeito. Eles têm talento, potencial e basta apenas ter o espaço de inclusão na escola ou no espaço no qual eles escolherem estar”, diz Lucia Aparecida Santos, superintendente de Diversidades da Seduc.
Lucia destacou que as próximas formações ocorrerão no âmbito das DREs, chegando aos municípios, escolas, professores e, por fim, à comunidade estudantil. “Trata-se de um efeito multiplicador com resultados surpreendentes para a educação inclusiva”, finalizou, pouco antes da apresentação cultural do multi-instrumentista João Paulo Garrido França de Lima. No saxofone, ele tocou o rasqueado Pixé e o Hino Nacional.
Fonte: www3.seduc.mt.gov.br