MT: COMÉRCIO MATO-GROSSENSE MANTÉM RITMO E SALDO DE VENDAS É O SEGUNDO MAIOR DO PAÍS

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O volume de vendas do comércio varejista mato-grossense fechou o acumulado dos primeiros oito meses deste ano em alta, apontando crescimento anual de 7,5%. O percentual se difere bastante os 0,5% contabilizado de janeiro a agosto na média nacional. Conforme dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE, lideram a expansão do setor Roraima com alta de 12,2, seguida por Mato Grosso e Espírito Santo, cada um com 7,5%.

Nesse ritmo, o comércio de Mato Grosso lidera crescimento no Centro-Oeste, em 2022. Conforme a pesquisa, de janeiro a agosto acumula crescimento de 7,5%, o maior da região. Mato Grosso do Sul somou alta anual de 6,4%, o Distrito Federal, 2,3% e Goiás teve retração de 0,6%.

Na comparação entre agosto desse ano contra igual mês do ano passado, Mato Grosso segue na liderança, aponta alta de 16,3% – uma das maiores do Brasil – seguido por Mato Grosso do Sul, 9,2%, Distrito Federal, 6% e Goiás 0%.

No País, o volume de vendas mostrou estabilidade na passagem de julho para agosto, registrando variação de -0,1%. No entanto, este é o terceiro mês consecutivo de taxa no campo negativo, período em que acumulou perda de 2,5%. Na comparação com agosto de 2021, houve crescimento de 1,6%. No ano, o setor acumulou aumento de 0,5%, e, nos últimos 12 meses, queda de 1,4%.

Na passagem de julho para agosto, 15 unidades da federação tiveram alta, com destaque para Paraíba (27,1%), Roraima (3,9%) e Distrito Federal (3,6%). Já entre as quedas, destacam-se Sergipe (-2,2%), Rondônia (-1,9%) e Pernambuco (-1,7%).

Frente a agosto de 2021, houve resultados positivos em 20 unidades da federação, com destaque para: Paraíba (35,6%), Roraima (16,5%) e Mato Grosso (16,3%). Pressionando negativamente destacam-se Rio de Janeiro (-6,7%), Pernambuco (-5,0%) e Rondônia (-3,8%). Goiás registrou estabilidade (0,0%).

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“Esse crescimento na Paraíba está relacionado a estratégias de grandes empresas em relação a distribuição e comercialização de seus produtos. A Paraíba hoje é um polo de distribuição no Nordeste”, explica gerente da pesquisa, Cristiano Santos.

De acordo com o gerente da pesquisa, o resultado de agosto posiciona o comércio no menor patamar do ano de 2022. Ainda em termos de patamar, o volume de vendas do comércio se encontra 1,1% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 5,2% abaixo do ponto mais alto da série, em outubro de 2020. “A trajetória da PMC depois da pandemia ainda é bem volátil”, explica.

No resultado de agosto contra julho, cinco das oito atividades pesquisadas estavam no campo positivo: Tecidos, vestuário e calçados (13,0%), Combustíveis e lubrificantes (3,6%), Livros, jornais, revistas e papelaria (2,1%), Móveis e eletrodomésticos (1,0%) e Hiper, supermercadosprodutos alimentícios, bebidas e fumo (0,2%). Já as atividades com variações no campo negativo foram: Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-1,4%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,2%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-0,3%).

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Fonte:  matogrossoeconomico.com.br


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