]
O aumento de pacientes com sintomas de doenças respiratórias já traz consequências em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), onde 6 unidades de saúde estão com médicos afastados por causa da contaminação pela H3N2.
Segundo a prefeitura, foi necessário fazer rodízio com outros profissionais para suprir a demanda. Das 57 unidades que atendem os pacientes, 6 foram afetadas pela doença
Somente na quinta-feira (6), foram atendidas no município mais de 2.300 pessoas com suspeita de influenza ou covid-19 (os sintomas são parecidos). O Executivo estuda destinar algumas unidades apenas para o atendimento das síndromes gripais.
“Estamos em constante monitoramento dos dados e preparados para realizar as adequações necessárias ao aprimoramento dos serviços prestados à população. Alertamos à população que a forma de diminuir o contágio é manter as mesmas orientações relativas à covid-19, como uso de máscara, higiene constante das mãos e evitar aglomerações. Prevenir ainda é o melhor remédio”, enfatiza a coordenadora do Departamento de Atenção Básica, Magda Soares. (Com informações da assessoria)
Fonte: gazetadigital.com