Atualmente, o Detran-MT realiza atendimento ao público presencial somente mediante agendamento prévio, que deve ser feito através do site do órgão
No ano de 2021, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) realizou mais de 3 milhões de atendimentos à população em todo Estado, seja de forma presencial ou online.
Na área de Veículos, somente com os serviços de vistoria veicular, primeiro emplacamento e transferência de propriedade, que são os comumente mais buscados na Diretoria de Veículos, foram contabilizados mais de 1,2 milhão de processos realizados, tanto de forma online quanto presencial.
Foram realizadas 596 mil vistorias, 100 mil primeiro emplacamento de veículos e 558 mil transferências de propriedade.
Também foram licenciados mais de 1,380 milhão de veículos. A emissão do documento de Licenciamento é realizada em papel A4 pelos proprietários de veículos de qualquer lugar com acesso à internet e impressora, sem necessidade de deslocamento a qualquer unidade do Detran. “Essa é uma grande praticidade e otimização de tempo para o cidadão”, reforçou o presidente do órgão, Gustavo Vasconcelos.
Já na Diretoria de Habilitação, foram realizados cerca de 55 mil processos de primeira habilitação, 87.700 exames teóricos e 132.500 exames práticos entre todas as categorias. Também foram efetuadas cerca de 221 mil renovações de habilitação, sendo pouco mais de 157 mil de forma presencial e quase 64 mil de forma online.
“É um número expressivo que mostra a dimensão do serviço prestado pelo Detran a toda população mato-grossense”, destacou Vasconcelos.
Atualmente, o Detran-MT realiza atendimento ao público presencial somente mediante agendamento prévio, que deve ser feito através do site do órgão (www.detran.mt.gov.br).
Além disso, mais de 15 serviços na área de Habilitação e Veículos estão disponíveis de forma online, entre eles a emissão do Licenciamento e a renovação da CNH.