O São Paulo vive um momento complicado em relação aos seus primeiros volantes. Em meio à lesão de Gabriel Neves e ao eventual retorno de Luan, Rogério Ceni atualmente conta com poucas opções para a função.
Neves sofreu uma contusão no ligamento colateral medial do joelho direito e deve desfalcar o Tricolor Paulista na final da Copa Sul-Americana. Após início inconstante, o uruguaio se firmou em 2022, disputou 28 jogos (19 como titular) e acumulou boas exibições.
Já Luan, outrora peça fundamental do meio de campo, pouco entrou em campo nesta temporada. O jovem de 23 anos se recuperou de uma cirurgia no adutor esquerdo e vem retomando a forma física há algumas semanas. Ele jogou apenas nove partidas em 2022, sendo a última em junho.
Andrés Colorado, por sua vez, nunca foi unanimidade no São Paulo desde a sua chegada em fevereiro: sofreu uma lesão no reto femoral direito e pouco vem jogando. Desde maio, o colombiano foi titular em somente um duelo, mas teve desempenho abaixo do esperado no empate recente com o Corinthians, por 1 a 1.
Por fim, e sob o contexto apresentado, Pablo Maia é a opção mais viável para Ceni. O garoto, que estreou profissionalmente nesta temporada, já acumula 50 jogos (32 na titularidade) e se tornou um nome importante do time são-paulino.
O jogador de 20 anos deve seguir como um dos protagonistas no meio de campo tricolor, exercendo a função de primeiro volante. Isso, é claro, levando em conta as raras oportunidades dadas recentemente a Colorado e o tempo que será necessário para Luan retomar o auge físico.
O São Paulo já mira a final da Copa Sul-Americana, no dia 1º de outubro, em Córdoba, contra o Independiente Del Valle-EQU. Antes disso, porém, o clube do Morumbi retorna aos gramados no domingo, às 20 horas (de Brasília), quando recebe o Avaí pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Fonte: www.gazetaesportiva.com