Embora os probióticos sejam populares pelos benefícios que oferecem à saúde digestiva, muitas pessoas ainda não sabem como eles agem no corpo humano. Primeiramente, é preciso entender que esse nome abrange diversos micro-organismos vivos “do bem” ¹, que podem ser ingeridos a partir de alimentos como iogurtes e leites fermentados².
Dentro do organismo, eles passam pela boca, faringe, esôfago e estômago até chegarem ao intestino, onde se multiplicam e aumentam a quantidade de bactérias boas que naturalmente existem ali, resultando em uma série de vantagens¹.
Existem diversos tipos de probióticos e esses podem estar atrelados a vários benefícios. Os probióticos vivos* de Activia, por exemplo, possuem benefícios na saúde digestiva, facilitando a digestão de alimentos, favorecendo a absorção de nutrientes e equilibrando a saúde digestiva.
Activia trabalha com probióticos vivos em todo seu portfólio, que pode ser consumido por pessoas com intestino em qualquer estado, independente de ele estar preso, solto ou regulado. Além de ajudar a reduzir dores e ruídos abdominais, inchaço e gases¹.
O melhor de tudo é que o bom funcionamento do intestino, resultado de todos esses fatores, acaba refletindo no resto do corpo e colaborando para uma rotina mais leve e saudável³.
Como consumir?
Não há uma regra geral sobre qual é o melhor horário para consumir probióticos, porque, apesar de haver estudos em relação a isso, os resultados têm variado bastante de acordo com o tipo de micro-organismo pesquisado⁴.
O fato é que, para aproveitar todos os benefícios dos probióticos, eles devem ser consumidos diariamente, algo que pode ser feito tanto a partir de suplementos quanto de alimentos⁵.
Os iogurtes de Activia, por exemplo, têm probióticos vivos. Eles reúnem nada menos que cinco tipos diferentes de micro-organismos vivos, incluindo lactobacilos e bifidobactérias, todos com benefícios comprovados pela Anvisa.
Os produtos da marca são distribuídos entre diversas linhas: a Regular, também uma das mais conhecidas de Activia, com os garrafões familiares, garrafinhas individuais para acompanhar a rotina e as clássicas bandejas com muito sabor e pedaços de frutas; a linha Natural, com apenas leite, fermento e probióticos vivos; A linha Shot, que possui uma quantidade concentrada de probióticos, tendo em uma garrafinha de 100g a dose diária recomendada de probióticos vivos; e a Café da Manhã, com opções saborosas, cheias de grãos e pedaços de frutas para começar o dia da melhor maneira possível.
Para os intolerantes à lactose, a Activia também tem uma linha zero, com produtos zero lactose, zero adição de açúcares e zero gorduras.
Clique aqui para conferir mais conteúdos sobre probióticos!
Referências
* Como todo probiótico
1 – STÜMER, E. S. et al. A importância dos probióticos na microbiota intestinal humana. Rev. Bras. Nutr. Clin., São Paulo, v. 27, n. 4, p. 264-70, 2012. Disponível em: <http://www.braspen.com.br/home/wp-content/uploads/2016/12/artigo-8-4-2014.pdf>. Acesso em 15 ago. 2022.
2 – HOW to get more probiotics. Harvard Health Publishing, 2022. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/how-to-get-more-probiotics>. Acesso em 15 ago. 2022.
3 – AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. That gut feeling. Monitor on Psychology, [s. l.], v. 43, n. 8, p. 50, 2012. Disponível em: <https://www.apa.org/monitor/2012/09/gut-feeling#:~:text=Gut%20bacteria%20also%20produce%20hundreds,both%20mood%20and%20GI%20activity>. Acesso em 15 ago. 2022.
4 – TOMPKINS, T. A.; MAINVILLE, I.; ARCAND Y. The impact of meals on a probiotic during transit through a model of the human upper gastrointestinal tract. Benef. Microbes., [s. l.], v. 2, n. 4, p. 295-303, 2011. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22146689/>. Acesso em 15 ago. 2022.
5 – AVELINO, B. V. Probióticos e prebióticos na alimentação: levantamento bibliográfico para escrita de artigo para publicação em jornal da região de Barretos – SP. TCC (Técnico em Alimentos) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Barretos. Disponível em: <https://brt.ifsp.edu.br/phocadownload/userupload/213354/IFMAM170035%20PROBITICOS%20E%20PREBITICOS%20NA%20ALIMENTAO%20LEVANTAMENTO%20BIBLIOGRFICO%20PARA%20ESCRITA%20DE%20ARTIGO%20PARA%20PUBLICAO%20EM%20JORNAL%20DA%20REGIO%20DE%20%20BARRETOS.pdf>. Acesso em 15 ago. 2022.
Fonte: minhavida.com.br