Novas escavações trouxeram mais segredos do Gribshunden, a nau capitânia do rei dinamarquês-norueguês Hans, que afundou misteriosamente em 1495 na costa de Ronneby, na Suécia. O naufrágio é internacionalmente significativo como o navio mais bem preservado do mundo da Era da Exploração – um substituto para os navios de Cristóvão Colombo e Vasco da Gama.
Durante agosto e setembro, uma equipe científica da Universidade de Lund, do Museu Blekinge (ambos na Suécia) e do Museu Dinamarquês do Navio Viking escavou partes do naufrágio. Os artefatos recuperados incluem artilharia, armas de mão e os principais componentes do mecanismo de direção e do castelo de popa. Modelos 3D dos principais componentes estruturais permitiram as primeiras reconstruções digitais do navio.
“Nenhum outro navio da época da exploração sobreviveu intacto”, disse o líder científico Brendan Foley, da Universidade de Lund. “O Gribshunden oferece novos conhecimentos sobre essas viagens. Agora entendemos o tamanho real e o desenho desses navios que mudaram o mundo. E mais, vislumbramos como esse navio funcionava como o castelo flutuante do rei Hans.”
Paola Derudas, doutoranda da Universidade de Lund, e o especialista do Museu do Navio Viking Mikkel Thomsen combinaram modelos 3D da artilharia, leme, leme e quilha para recriar o castelo de popa. Essa é a seção do navio que o rei e os nobres provavelmente ocupavam, além de artilheiros e timoneiros. As comparações dessa seção estreitamente confinada com castelos medievais em terra sugerem que as divisões hierárquicas do espaço deviam ser relaxadas enquanto o rei estava no mar.
Unificação nórdica
Na proa do navio, modelos 3D do poste da proa e das peças do escote (por onde as linhas de âncora passavam) fornecem pistas sobre as funções do castelo de proa de acomodação da tripulação, manuseio do navio e fortificação. Estranhamente, nenhuma artilharia foi encontrada lá. Ela foi recuperada depois de 1495, ou os canhões do navio foram montados apenas na metade traseira do navio?
A ambição do rei Hans era unificar toda a região nórdica sob sua coroa. Nessa busca, o Gribshunden era uma nova tecnologia essencial. O navio estava entre os primeiros navios de guerra construídos especificamente para transportar artilharia. Hans viajou pessoalmente no navio por todo o seu reino e além: para a Noruega, ilha de Gotland e Suécia. O navio foi seu centro administrativo por meses a fio, ao mesmo tempo que exibia poder real em cada porto de escala. Muitas vezes, o navio era o centro de um esquadrão ou frota: em 1486, mais de 600 nobres dinamarqueses e clérigos seniores em dezenas de navios acompanharam Hans à Noruega, onde ele estabeleceu uma nova casa da moeda.
Na viagem final do Gribshunden, o navio liderou outro esquadrão em direção a uma cúpula política em Kalmar (Suécia), onde Hans esperava ser eleito rei da Suécia e cumprir sua visão de uma união escandinava. O navio foi carregado com mercadorias de prestígio para impressionar o conselho sueco, e muitos desses itens aguardam descoberta arqueológica.
“Outro grande quebra-cabeça permanece: o que realmente causou o afundamento do Gribshunden?”, perguntou Foley. “Documentos medievais afirmam que houve um incêndio e uma explosão, mas não vimos nenhum sinal disso. Talvez a escavação do próximo ano forneça evidências da catástrofe.”