Com a lesão de Raphael Veiga, que pode perder todo o restante da temporada, o Palmeiras perdeu o seu batedor oficial de pênaltis. Assim, além de definir o substituto para o meia em campo, o Verdão terá um novo cobrador para as penalidades no período em que ele estiver fora.
Dois jogadores devem sair em vantagem para assumir a função que pertencia a Raphael Veiga. O primeiro deles é Gustavo Scarpa, que foi o responsável pelas cobranças de pênalti quando o camisa 23 ficou ausente após ter contraído covid-19, em maio, e ter sofrido lesão na coxa, em junho.
Com Veiga de fora, Scarpa anotou dois gols de pênalti na goleada por 4 a 1 sobre o Deportivo Táchira, pela fase de grupos da Copa Libertadores. Na ocasião, ele ainda anotou um outro gol de bola rolando, realizando o primeiro “hat-trick” de sua carreira. Depois daquele jogo, o camisa 14 brincou sobre a responsabilidade de substituir o cobrador oficial do Verdão.
“Agora, pênalti já é uma responsabilidade grande, né? E sem o Veiga, nosso cobrador oficial, é difícil. Fico feliz de ter acertado. Foi uma noite muito legal pra mim”, declarou Scarpa na época.
Outra opção para assumir as cobranças é o zagueiro Gustavo Gómez, que já chegou a ser o primeiro batedor em determinado período de sua passagem pelo Palmeiras. O defensor, contudo, passou a reduzir o número de cobranças depois que desperdiçou contra o Brasil, na disputa de pênaltis pelas quartas de final da Copa América de 2019.
Neste ano, o defensor anotou gol de pênalti contra o Ceará, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, quando o Palmeiras acabou derrotado por 3 a 2 em pleno Allianz Parque. Na ocasião, o lance aconteceu nos acréscimos, quando Raphael Veiga já havia deixado o gramado para a entrada de Gabriel Veron.
Quando solicitados, ambos corresponderam também nas disputas de pênaltis do Palmeiras em 2022. Na eliminação para o São Paulo, nas quartas de final da Copa do Brasil, Scarpa e Gómez converteram as suas cobranças. O Verdão caiu com os erros de Veiga, primeiro cobrador, e Wesley, o último.
Já na disputa mais recente, contra o Atlético-MG, pelas quartas de final da Copa Libertadores, Gómez também acertou a sua cobrança. Scarpa não esteve entre os batedores, já que foi expulso durante a segunda etapa daquela partida.
Outros jogadores que participaram das disputas de pênaltis recentes e não desperdiçaram foram Piquerez, Zé Rafael, Rony e Murilo. Desses, o lateral-esquerdo uruguaio foi o único que participou das duas decisões.
De Palestra a Palmeiras, uma história de resiliência, fibra e conquistas! Entenda por que o #MaiorCampeãoDoBrasil precisou mudar de nome em 1942 ℹ️🎥#AvantiPalestra#MemóriaAlviverde pic.twitter.com/lU4VUuQyZv
— SE Palmeiras (@Palmeiras) September 13, 2022
Fonte: www.gazetaesportiva.com