Lideranças e candidatos bolsonaristas usaram as comemorações dos 200 anos da independência do Brasil para declarar apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) neste 7 de setembro. O grupo ”Direita Mato Grosso“ espera a participação de 15 mil pessoas na carreata na tarde desta quarta-feira (7).
O movimento está sendo puxado pelos candidatos bolsonaristas e principalmente os do PL, sigla de Bolsonaro. O senador Wellington Fagundes (PL), que busca à reeleição, decidiu participar das comemorações em Cuiabá e não em Brasília, com presidente Bolsonaro. Ele participará do desfile cívico-militar pela manhã e a tarde irá para a manifestação pró-Bolsonaro.
Outros candidatos também estão convocando para o ato, como o ex-vereador Abílio Júnior (PL), coronel Fernanda (PL), Nelson Barbudo (PL), entre outros. Candidatos de outros partidos como do PTB, presididio pelo ex-deputado federal Victório Galli, e o candidato ao governo do Estado pelo PTB, Pastor Marcos Ritela e o Republicanos também estão presente.
Leia também – Confira 4 podcasts para entender a história do Brasil e de Mato Grosso
O movimento está previsto para iniciar na Praça das Bandeiras, próximo à avenida do CPA, e terminar na Praça 8 de Abril, no bairro Duque de Caxias. Já outros mato-grossenses e candidatos participarão dos atos em Brasília, como o presidente licenciado da Aprosoja Brasil e candidato ao Senado pelo PTB, Antonio Galvan, que participará do chamado ‘tratoraço’ que ocorrerá em meio às manifestações de 7 de setembro.
O candidato se autodeclara ‘bolsonarista raiz’ e é um dos líderes do Movimento Brasil Verde Amarelo, que já organizou as manifestações de 7 de setembro do ano passado, e que passou a ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por possível organização de manifestações antidemocratas. A Aprosoja Brasil e Aprosoja Mato Grosso chegaram a ser alvo de busca e apreensão na época. Galvan diz que irá participar do evento, mas que não está organizando, já que tem focado em sua campanha.
Outro que estará em Brasília é o deputado federal José Medeiros (PL). Ao todo, cerca de 50 ônibus saíram de Mato Grosso para Brasília. O chamado tratoraço deverá desfilar junto com os tanques do Exército em Brasília. O objetivo é mostrar apoio dos agronegócio à reeleição de Bolsonaro.
O agronegócio está sendo o principal financiador da campanha de Bolsonaro nessas eleições, via produtores rurais.
Leia a reportagem completa na edição de A Gazeta..
Fonte: gazetadigital.com.br