Você é o que você come. Todos conhecemos essa máxima da nutrição, que certamente também se aplica quando o assunto é saúde bucal.
“Para manter a saúde bucal em dia, é preciso mais do que manter a higiene e realizar consultas periódicas”, afirma a odontopediatra Dra. Camile Aben-Athar (CRO 119269).
“É preciso também cuidar da alimentação.” Por essa razão, confira como sua dieta pode ajudar.
A ideia geral é incluir nas refeições os alimentos detergentes. “São alguns tipos de alimentos que ajudam a eliminar resíduos da superfície dental”, explica Dra. Aben-Athar. É claro que eles não eliminam a necessidade da escovação!
Frutas com alta concentração de água e fibras são as ideais. Por isso, abuse de peras, maçãs e melões.
Outra forma de facilitar a higiene dentro da boca é ativar a produção de saliva. Nessa função, queijos curados são aliados.
Cuidado com o excesso de açúcar nos líquidos. Por isso, prefira bebidas que não contêm açúcar, como água com gás e chá.
Para dentes mais fortes, valem as mesmas dicas alimentares para ossos mais saudáveis: cálcio. Essa substância é encontrada em leites e derivados, além de verduras escuras, como espinafre e brócolis.
Para ajudar o corpo a absorver cálcio, é necessário um bom nível de vitamina D. Para isso, banhos de sol (com protetor solar!) e consumo dos alimentos indicados, como peixes e ovos.
MSN