O drama da imigração forçada certamente é um dos problemas sociais mais graves deste século. Um problema que continua aumentando em escala enquanto a guerra na Ucrânia, os persistentes conflitos em várias partes do mundo, a pobreza extrema e as catástrofes climáticas expulsam cada vez mais pessoas de suas terras.
Em maio de 2022, pela primeira vez na história passou de 100 milhões o número de pessoas forçadas a deixar suas casas – algo que a agência de refugiados da ONU chamou de um “marco inacreditável”. É o equivalente a quase metade da população brasileira
. Neste capítulo da nossa série especial “21 notícias que marcaram o século 21”, nossa repórter Camilla Veras Mota relembra o drama vivido pelos sírios, pelos venezuelanos e por cidadãos de várias nacionalidades obrigados a deixarem suas casas.
Conta também sobre como a recepção a eles virou tema controverso e de muita disputa política. E, é claro, fala sobre as principais vítimas dessa tragédia: aquelas que perderam as vidas em meio à jornada por um realidade melhor.
Assista e confira.
BBC NEWS BRASIL